Quatro garimpeiros trabalharam juntos numa área por vários dias. Todos desprenderam muito empenho em encontrar ouro.
Juntos estudaram, planejaram e realizaram a tarefa com muita disposição, sendo este esforço recompensado com apenas uma pepita.
Após confabularem, decidiram que apenas um ficaria com o ouro.
E como decidir quem levaria a pedra?
Como todos se empenharam igualmente, chegou-se a conclusão que a sorte decidiria. Pensaram em uma rodada de pôquer, mas não tinham baralho.
Enquanto tentavam chegar a um acordo, um deles notou que o chão fora calçado com quatro tipos de pedras, sendo estas nas cores azul, verde, cinza e branca.
Ficou acertado que cada pedra representaria um garimpeiro e de uma certa distância um deles, de costas para o piso, jogaria a pepita e onde esta caísse daria ao representado o direito de ficar com o ouro.
Assim fizeram. A pedra foi lançada e rolou sobre o piso e parou sobre a divisa de três revestimentos; um de cada cor: azul, verde e cinza.
O representado pelo revestimento branco foi descartado de imediato; este os deixou e partiu.
O que era representado pela cor azul disse: é minha! O que foi contestado pelos outros, que afirmavam o mesmo.
Justificou-se o representado pelo revestimento azul: A maior parte do ouro caiu sobre o meu lado, se medirmos com uma régua facilmente ganho. E assim dizendo foi pegar o ouro, no que foi contestado veementemente pelos outros.
Retrucou o do revestimento verde: A maior parte caiu sobre a sua, porém é a parte mais fina da pedra, enquanto sobre o meu lado ela é mais larga, o que compensa e ainda sobra em relação a sua. Se pegarmos a régua que disseste e medirmos, concluiremos que a área da minha é bem maior, e, portanto é eu que ganho com facilidade.
Sorriu irônico o representado pelo revestimento cinza e disse: aparentemente estão certos, mas somente se olharmos de cima, pois se a olharmos em relação à altura, veremos que a maior parte esta sobre o meu lado, aliás, diria que se somarmos a parte que caiu sobre o azul e o verde não daria o peso da minha.
Um alegava ter vencido linearmente, outro na área abrangida e o terceiro no volume.
Saíram em discussão, a princípio branda, para com o exaltar dos ânimos se acirrarem mais e mais. A ponto de quase se engalfinharem.
Somente não partiram para as vias de fato, por se darem conta que o ouro já não estava mais lá.
Ficaram tão perplexos que nada conseguiram dizer de imediato.
Eles não perceberam que, enquanto travavam infrutífera discussão, esquecendo-se do essencial, um esperto larápio havia levado a pepita.
Cabisbaixos os garimpeiros foram à procura do quarto amigo para recomeçarem a procura.