Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63367 )
Cartas ( 21354)
Contos (13305)
Cordel (10362)
Crônicas (22582)
Discursos (3250)
Ensaios - (10728)
Erótico (13599)
Frases (51892)
Humor (20199)
Infantil (5634)
Infanto Juvenil (4975)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141355)
Redação (3368)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1969)
Textos Religiosos/Sermões (6378)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda do Pierrô Macabro -- 20/02/2007 - 08:36 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda do Pierrô Macabro

Em 1984 , quinze dias antes do Carnaval , minha avó e eu fomos passear na feira do Largo da Ordem , que fica na cidade onde vivo , Curitiba .
Fomos de barraca em barraca até que em uma delas vi um boneco que me chamou a atenção : era um pierrô com uma lágrima desenhada no rosto , com uma roupa de palhaço em preto e branco . Assim pedi para que a minha avó comprasse aquele boneco para mim .
Uma senhora de idade , que parecia uma bruxa , nos atendeu e vendeu o brinquedo para a gente .
Quando cheguei em casa , meu cachorro olhou para o pierrô , começou a latir compulsivamente e tentou atacar o boneco . Protegi o brinquedo , grudando – o em meu corpo .
A noite coloquei o pierrô numa prateleira que ficava em cima da minha cama . No meio da madrugada senti que uma lágrima caia sobre o meu rosto . Então , acordei e pensei que poderia ter sido um sonho . Mas , passei a mão sobre a minha face e vi que ela estava molhada . De repente um pensamento passou pela minha cabeça :
- Será que foi uma lágrima do pierrô ?
- Afinal , ele tem uma lágrima desenhada no rosto .
Desta maneira tirei o pierrô de cima da prateleira e coloquei ao lado da cabeceira da minha cama .
Uma semana se passou , até que chegou a sexta – feira de Carnaval . Antes de dormir procurei o pierrô , revistei toda a casa e não achei o boneco .
Finalmente , chegou a terça – feira de Carnaval , quando chegou a noite fui dormir.Porém , no meio da madrugada senti um cheiro forte de cachaça , virei para o lado , abri os olhos e me espantei com o que vi : o pierrô estava do meu lado , com um aroma de pinga e com confetes espalhados pelo seu corpo .
De repente , um pensamento estranho passou na minha cabeça :
- Será que o pierrô saiu sexta , sábado , domingo , segunda e terça só para pular o Carnaval ?
No dia seguinte , fui brincar com o boneco no quintal , quando meu cachorro começou a olhar para ele e latir . Vi que os olhos do meu cão tinham um brilho diferente e por isto resolvi olhar para dentro da íris dele . Foi quando eu vi que dentro dela se formava a imagem do fantasma de um homem segurando o pierrô .
Assim , eu dei um grito e saí correndo .
Contei o fato para alguns colegas da escola e Tati disse que no Largo da Ordem havia uma mulher que costurava bonecos com roupas de mortos , para vender e que seria melhor eu jogar o boneco fora .
Já , Patrícia disse que todo o boneco de pierrô , arlequim e colombina são amaldiçoados , pois têm um papel importante na comédia mística italiana . Ela , também , disse que o pierrô representa o anjo , o arlequim representa o diabo e a colombina representa a Terra , que o arlequim tenta seduzir . Por isto , diz a lenda que qualquer boneco que representa uma destas três figura cria vida no Carnaval .
Depois desta conversa toda , resolvi jogar o boneco fora .
E você , leitor , tem um boneco de pierrô no seu quarto ?
Luciana do Rocio Mallon


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui