Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63367 )
Cartas ( 21354)
Contos (13305)
Cordel (10362)
Crônicas (22582)
Discursos (3250)
Ensaios - (10728)
Erótico (13599)
Frases (51892)
Humor (20199)
Infantil (5634)
Infanto Juvenil (4975)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141355)
Redação (3368)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1969)
Textos Religiosos/Sermões (6378)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lendas de Seu Tiriri -- 02/04/2011 - 15:27 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas de Seu Tiriri

Era uma vez André, um mágico que se apresentava num circo nômade. Uma vez, o circo instalou-se perto de um reino e lá este rapaz apaixonou-se por uma camponesa chamada Marilda. Porém, como esta jovem era muito ciumenta, ela pediu para que André abandonasse a carreira artística para casar-se. Então ele desistiu de ser artista de circo, casou-se com sua amada e virou lavrador. Assim o casal teve um filho chamado Timóteo, que recebeu o apelido de Tiriri. Deste jeito André ensinou as artes dos truques circenses para seu filho, que se tornou um agricultor honesto e trabalhador. Mas que, nas horas vagas, fazia mágica para as crianças na praça da aldeia vestido com uma cartola preta e uma capa vermelha. Sem falar que este mágico estava sempre acompanhado de seu gato preto de estimação.
Um certo dia, o rei viu Tiriri fazendo seus truques, achou o rapaz divertido e convidou o artista para uma apresentação na corte. Quando o mágico foi se apresentar para os nobres, uma mulher ruiva chamou a sua atenção na platéia. Após o espetáculo, a moça de cabelos vermelhos entrou no camarim e disse-lhe:
- Parabéns!
- Você é um excelente artista!
- Sou a princesa Sara e quero conhecer a sua pessoa melhor.
Após estas palavras, a dama aproximou-se de Tiriri e beijou-lhe. A partir daquele instante os dois passaram a namorar às escondidas.
Porém numa tarde em que os dois foram se encontrar no meio da floresta, o rei e seus soldados seguiram a princesa e pegaram o casal em flagrante. Desta maneira, o rei prendeu Tiriri na masmorra e cortou uma parte do seu rosto.
O rei disse para a princesa Sara que se ela não se cassasse com o príncipe, que seu pai escolheu para ela, Tiriri seria morto. Deste jeito a filha obedeceu ao rei.
Apesar da solidão da cela, o mágico recebia a visita de seu melhor amigo: o gato preto, que sempre dava um jeito de entrar na masmorra sem que ninguém percebesse. Na prisão, o moço pegou doenças como: lepra e tuberculose.
Reza a lenda que, antes de falecer, Tiriri falou assim com seu bicho de estimação:
- Quando eu morrer, me transformarei em uma alma para ajudar as pessoas que foram presas injustamente e que sofrem de torturas.
Dizem que se uma pessoa tiver um parente que foi preso injustamente, ela deve rezar para Seu Tiriri, pois o mágico sempre dá um jeito de libertar os injustiçados.
Luciana do Rocio Mallon








Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui