Usina de Letras
Usina de Letras
86 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62900 )
Cartas ( 21346)
Contos (13291)
Cordel (10349)
Crônicas (22570)
Discursos (3246)
Ensaios - (10560)
Erótico (13587)
Frases (51301)
Humor (20129)
Infantil (5555)
Infanto Juvenil (4886)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1385)
Poesias (141137)
Redação (3347)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2440)
Textos Jurídicos (1965)
Textos Religiosos/Sermões (6317)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda da Cigana Angela -- 03/06/2013 - 21:31 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda da Cigana Ângela

Era uma vez uma cigana chamada Dorothéa que gostava de tomar banhos em rios e em cascatas. Um certo dia, os ciganos armaram um acampamento perto de uma cachoeira . Logo, Dorothéa foi se banhar naquelas águas. No meio do banho, a moça olhou para trás e viu um rapaz com asas. Assustada, ela perguntou:
- Quem é você ?
- Sou um anjo abandonado.
A menina falou:
- Como você é bonito !
- Por favor, venha banhar-se comigo.
Então, naquele mesmo instante, os dois se apaixonaram e tiveram um rápido romance.
Algumas semanas depois, Dorothéa começou a ter enjoos e o "curadeiro" do acampamento descobriu que ela estava grávida. Por isto, a cigana foi expulsa do seu povo e o único emprego que ela conseguiu foi num bordel daquela cidade.
Os ciganos foram para outra vila. Mas, nove meses depois, Daléha, irmã da cigana expulsa, voltou àquele lugarejo com o objetivo de conhecer o seu sobrinho. Então, ela descobriu que Dorothéa estava trabalhando num lupanar, mas que já tinha dado a a luz a uma menina. Deste jeito, Daléha pagou para uma das garotas de programa roubar sua sobrinha. Assim, a cigana pegou o bebê e a levou para o acampamento, onde foi batizada de Angela, que significa em algumas línguas: mensageira dos anjos, ou, filha dos anjos.
Um certo dia, no seu aniversário de cinco anos de idade, esta menina notou que tinha asas perto de suas ancas. Então, assustada, começou a chorar. De repente, um anjo apareceu e disse-lhe:
- Não sei assuste, pois sou seu pai!
- Você tem asas porque é uma mistura de uma humana com um anjo. Mas, há um maneira de disfarçar estas asas:
- Como elas ficam próximas das ancas, use saias rodadas e na hora da dança mexa suas pontas sem parar, pois as pessoas pensarão se tratar de um efeito visual e artístico.
- Não se esqueça que você tem asas nas ancas por ser filha de uma humana com um querubim e, geralmente, as mulheres, que tem pais assim, possuem asas neste lugar.
A partir daquele dia, Ângela só usou saias rodadas, onde disfarçava suas asas escondidas nas danças.
Um certo dia, esta cigana estava trocando de roupas. Quando de repente, um bando de crianças entraram na sua tenda, viram a garota nua, com asas e começaram a gritar:
- Angela tem asas !
Naquele instante, a cigana ficou tão nervosa que teve um ataque do coração e morreu.
Reza a lenda que esta entidade atende aos pedidos das pessoas que não são compreendidas pela sociedade. Existe a dança da cigana Angela, porém para realizar este balé é preciso vestir uma saia comprida e rodada, com uma anágua longa por baixo.
Abaixo, há o passo a passo para realizar esta dança:
- Pegue as pontas da saia, uma com a mão esquerda e outra com a mão direita, erga as pontas e bata no ar como se fossem asas. Ao mesmo tempo, realize passos cruzados com os pés, sempre no compasso de quatro passos.
- Depois, jogue uma das pontas para baixo e a outra coloque acima da nunca atrás da cabeça . Faça a mesma posição, trocando as mãos duas vezes.
- Erga as pontas das saias e dê quatro giros para esquerda e outros quatro para a direta.
A cigana Angela gosta de vestir blusa branca de renda, tiara de flores na cabeça, "corselet" de algodão, saias e anáguas azuis.
Luciana do Rocio Mallon



-



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui