Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63367 )
Cartas ( 21354)
Contos (13305)
Cordel (10362)
Crônicas (22582)
Discursos (3250)
Ensaios - (10728)
Erótico (13599)
Frases (51892)
Humor (20199)
Infantil (5634)
Infanto Juvenil (4975)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141355)
Redação (3368)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1969)
Textos Religiosos/Sermões (6378)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lendas Sobre Coxinha -- 30/06/2013 - 21:20 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas Sobre a Coxinha

Nestes últimos dias, uma gíria tem tomando conta do Brasil, trata-se da palavra coxinha para designar os playboys, mauricinhos e almofadinhas.
O curioso é que esta guloseima brasileira é recheada de lendas urbanas, que leremos abaixo:
A Coxinha e a Princesa Isabel:
Reza a lenda que a princesa Isabel teve um filho com problemas neurológicos e que para a sociedade não descobrir, isolou o pobre numa fazenda aos cuidados de várias babás. Mas, a nobre não abandonou a criança e por isto fazia visitas constates àquele sítio.
O problema é que o menino era louco por coxa de galinha. Porém, um certo dia, as galinhas morreram por causa de uma peste. Então, com medo de que o garoto ficasse triste, a princesa e as cozinheiras desfiaram um peito de frango, que ainda estava fresco, misturaram com uma massa e moldaram em formato de coxa.
O resultado foi que o garoto adorou.
A Coxinha e Dom Pedro I:
Já outra lenda diz que Dom Pedro I, quando era criança, era maluco por coxa de galinha. Um certo dia, os frangos acabaram.
Então, a escrava cozinheira, que tinha sido ama de leite do menino, teve una ideia:
Ela pegou um peito de frango, que tinha sobrado do dia anterior, desfiou, colocou dentro da massa do acarajé e serviu ao garoto, que achou a nova receita formidável.
Então, a partir daquele dia, em todo o baile que a corte fazia, esta escrava era obrigada a cozinhar centenas de coxinhas para servir aos convidados e, principalmente, ao jovem imperador.
O Imperador e a Almofadinha:
No século dezenove a gíria almofadinha também serviu para designar playboys e mauricinhos. O curioso é que a origem dela também se deu na corte brasileira.
Reza a lenda que Dom Pedro I, na adolescência, permitiu que seus cachorros de estimação entrassem na sala. Mas, os animais destruíram todas as almofadas. Assim, o imperador pegou agulha e linha para conserta-las. Porém, ele se sentiu tão bem depois desta atividade que chamou seus amigos para uma festa onde os homens deveriam costurar almofadas.
Luciana do Rocio Mallon


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui