Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63367 )
Cartas ( 21354)
Contos (13305)
Cordel (10362)
Crônicas (22582)
Discursos (3250)
Ensaios - (10728)
Erótico (13599)
Frases (51892)
Humor (20199)
Infantil (5634)
Infanto Juvenil (4975)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141355)
Redação (3368)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1969)
Textos Religiosos/Sermões (6378)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lendas de Algumas Superstições no Reveillon(Corrigidas) -- 19/12/2016 - 17:15 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas de Algumas Superstições do Reveillon
Ontem uma criança fez a seguinte pergunta:
- Tia Lu, por que as pessoas dizem que comer lentilha, na passagem do ano, dá sorte?
- Por que se deve usar roupa íntima de acordo com cores que representam as emoções que desejamos para o ano seguinte?
Então respondi a estas perguntas assim:
Cada superstição destas tem uma lenda diferente, que veremos abaixo:
Peças Íntimas de Acordo com As Cores das Emoções:
Esta tradição tem a ver com a Deusa Iris, da Antiguidade, que era responsável pelas cores e suas representações no mundo.
Naqueles tempos, rezava a lenda que, na passagem do ano as moças deveriam vestir uma peça íntima, de baixo, de acordo com o sonho que elas gostariam que virasse realidade no ano seguinte. Pois a Deusa Iris enxergava o que havia por trás de suas roupas, por isto ela realizaria o desejo que cada cor representava no Reveillon. Por exemplo, se a mulher queria amor vestia uma peça íntima rosa, se desejava fortuna vestia uma ceroula amarela e assim por diante. Com a chegada do cristianismo esta lenda foi esquecida. Porém a tradição continuou no réveillon.
Lentilhas:
Na antiguidade, bem na passagem do ano, uma caravana de ciganos estava perdida no meio deserto. Este povo tinha moedas de ouro, porém não conseguia arrumar o que comer, pois não encontrava nenhum comércio por perto. Então Isadora, uma menina cigana, orou:
- Santa Sara, precisamos muito de comida neste deserto!
Deste jeito a santa respondeu:
- Enterre todas as moedas no deserto e vocês terão uma deliciosa comida para o réveillon e para o ano inteiro.
- Não se esqueça de espalhar a tradição de que o alimento que surgir trará sorte para todos no Reveillon.
Assim a garota obedeceu à santa.
No dia seguinte o deserto amanheceu cheio de lentilhas e todos saciaram a fome.
Luciana do Rocio Mallon






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui