Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63367 )
Cartas ( 21354)
Contos (13305)
Cordel (10362)
Crônicas (22582)
Discursos (3250)
Ensaios - (10728)
Erótico (13599)
Frases (51892)
Humor (20199)
Infantil (5634)
Infanto Juvenil (4975)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141355)
Redação (3368)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1969)
Textos Religiosos/Sermões (6378)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda da Flor Chamada Moça Velha -- 11/02/2017 - 15:21 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda da Flor Chamada Moça Velha
Reza a lenda que anos atrás, no México, existia uma jovem chamada Virgínia que não queria se casar e não deixava que homens se aproximassem dela. Por isto, seus parentes sempre diziam:
- Se você não se casar, virará uma moça velha!
Um dia, esta donzela estava passeando no jardim quando, de repente, avistou uma deusa que disse:
- Sou Xanteca, a deusa da virgindade, da família, do fogo, da pureza e protetora dos injustiçados. Quando os maias e os astecas habitavam estas terras, os humanos fizeram um templo para mim. Mas toda esta tradição foi esquecida. Do alto do céu, observei seu comportamento digno e a forma com que as pessoas más maltratam você. Por isto, escolhi sua pessoa para construir um templo secreto em minha devoção e tornar-se a sacerdotisa deste lugar. Porém a surpresa não para por aí. Pois quando você morrer, virará uma linda flor com poderes curativos.
Deste jeito Virgínia, construiu o templo secreto de Xanteca e comandou todos os rituais. O tempo passou e esta mulher morreu idosa quando passeava em um jardim. Então quando foi enterrada, dias depois na terra onde estava seu túmulo, nasceu uma linda flor desconhecida. Mas os preconceituosos e maldosos apelidaram a nova planta de moça velha por ela ter surgido em cima da sepultura de uma senhora que morreu virgem.
Reza a lenda, que naquele tempo, esta flor passou a surgir em cima das terras onde as senhoras virgens eram sepultadas. Hoje esta flor é conhecida pelo nome de Zínia. Diz o mito que é bom der uma planta destas no jardim, pois ela afasta a depressão e a libido. Algumas pessoas, também, falam que quando uma Zínia aparece no túmulo de uma donzela que nunca se casou é sinal de que ela era virgem e bondosa.
Luciana do Rocio Mallon





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui