Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63367 )
Cartas ( 21354)
Contos (13305)
Cordel (10362)
Crônicas (22582)
Discursos (3250)
Ensaios - (10728)
Erótico (13599)
Frases (51892)
Humor (20199)
Infantil (5634)
Infanto Juvenil (4975)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141355)
Redação (3368)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1969)
Textos Religiosos/Sermões (6378)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda do Bugio Que Arranca o Couro Cabeludo(Corrigido) -- 15/11/2018 - 17:03 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda do Bugio Que Arranca o Couro Cabeludo das Pessoas
Anos atrás, na época do Brasil-Colônia, havia uma tribo indígena. Lá nasceu um menino, sem cabelos, chamado Moacir. Ele cresceu saudável, porém cabelos nunca apareceram nele. Por isto o pobre sofria discriminação de outras pessoas. Desta maneira este rapaz passou a invejar todas as criaturas que tinham cabelos.
Um dia ele se apaixonou por Nara, uma índia da mesma tribo. Porém ela namorava um rapaz de cabelos volumosos e compridos.
Numa tarde, Moacir foi chorar na beira de um rio e desabafou:
- Já que não posso ter cabelos e nem a mulher que amo, gostaria de me transformar num animal.
A Iara escutou tudo e disse:
- Tenho como transformar você num bicho e aliviar sua dor.
Assim esta sereia transformou o rapaz num bugio, que voltou observar a sua aldeia.
Numa noite ele ficou revoltado e arrancou o couro cabeludo de quase toda a tribo. Então o pajé foi convocado e fez uma magia para afastar o causador da tragédia.
Moacir se afastou, mas convenceu alguns bugios a arrancarem os couros cabeludos de outros humanos durante a noite.
Reza a lenda que as pessoas que moram perto de lugares como: parques, florestas e sítios devem fechar portas e janelas às cinco da tarde para evitar que alguns bugios revoltados, comandado pelo espírito de Moacir, entrem em seus quartos e arranquem seus couros cabeludos à noite.
Porém o ideal é que o ser humano não invada o espaço dos animais.
Luciana do Rocio Mallon



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui