http://www.previ.com.br/sala-do-participante/voce-em-destaque/artes/luiz-tarciso-coelho-bezerra.htm
Diário da Pandemia
Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador?
“Trabalhe com o que você ama e
nunca mais precisará trabalhar na vida”. Confúcio.
O Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho, Dia Internacional dos Trabalhadores ou Festa do Trabalhador é uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores, celebrada anualmente no dia 1 de maio, em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles.
A homenagem remonta ao dia 1 de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago, com o objetivo de conquistar condições melhores de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas, para oito horas. Nessa manifestação, houve confronto com policiais, o que resultou em prisões e mortes de trabalhadores. Seria esta uma manifestação que serviria de inspiração para muitas outras que se seguiria. Essas lutas de trabalhadores não foram em vão. “Os trabalhadores de todo o mundo conquistaram uma série de direitos e, em alguns países, tais direitos ganharam códigos de trabalho e também estão sancionados por Constituições".
No período entre guerras, a duração máxima da jornada de trabalho foi fixada em oito horas, na maior parte dos países industrializados.
No calendário litúrgico, o dia celebra a memória de São José Operário, o santo padroeiro dos trabalhadores. https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Trabalhador
Desde 19.03.2020, estou afastado da lida bancária em razão da decretação da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavirus (Covid-19).
Estou sadio, graças a Deus, mas tenho 66 anos e comorbidades, já relatadas em Diários anteriores.
O que fazer? Como trabalhador que tenho sido desde os tempos de infância vou continuar trabalhando, pois o trabalho sempre foi a melhor maneira que encontrei de viver a vida.
O trabalho que escolhi para esses dias sombrios foi escrever o Diário da Pandemia, que é um resumo diário do que tenho lido e que pela importância do alcance, decidi repassar para as pessoas de minhas redes sociais.
Um dia comuniquei a PREVI essa experiência e hoje fui surpreendido com a matéria que inicia este Diário. Neste importante dia, em que pouco tenho como comemorar, senti-me homenageado como trabalhador, pois é também um trabalho muito sério o que venho tentando fazer para afastar o ócio enquanto perdure o isolamento, que tenho vivido com resiliência e disciplina ao lado de meus amados filhos Tarciso e Ariadne.
Feliz Dia do Trabalhador e que Deus nos proteja a todos.
https://brunomalcca.com/frase-trabalhe-com-o-que-voce-ama-e-nunca-mais-precisara-trabalhar-na-vida/
Últimas Notícias: https://www.uol.com.br/
Diário da Pandemia
O Diário da Pandemia
Que inventei de escrever
Jamais teve a intenção
Que não só o meu querer
De o dia a dia registrar
Pra no futuro lembrar
O que estamos a viver
Mas é preciso dizer
Aqui não vou divulgar
Notícias de tristeza
Já que quero me alegrar
E se esse meu escrever
Nem pouco alegrar você
Mal também não lhe fará.
Caros Amigos,
A partir de 22.03.2020, passei a publicar versos meus em outras situações, retornando ao assunto em pauta apenas eventualmente.
Fique á vontade para lê-los ou relê-los no seguinte endereço:
www.usinadeletras.com.br
Autores
Letra T
TARCISO COELHO
Contos
Obs.: Fico grato pelas visitas, inclusive a outros trabalhos lá publicados, bem como aos comentários que tiverem a bondade de escrever.
Abraços a todos.
Tarciso Coelho, Crato (CE), 01.05.2020.
|