https://youtu.be/oKmaMR6DlVg
Diário da Pandemia
Estudos Sobre a Velhice
Não são muitas as obras que tratam da velhice. Beauvoir, Debert e Bosi foram as primeiras e continuam a orientar e dar a diretriz a muitos estudos sobre o envelhecimento no país. Mariana Marlière Létti.
Tendo em vista a restrita quantidade de trabalhos antropológicos sobre a velhice utilizei uma série de obras de outras áreas do conhecimento. Dentre elas acredito que A Velhice: Realidade Incômoda, de Simone de Beauvoir (1970) tem fundamental importância por ter se proposto a quebrar a “conspiração do silêncio” que circundava esse tema nos anos 70. Para Beauvoir, o problema da velhice está no fato do homem não enxergar em seu futuro essa condição. Dentre todas as realidades a velhice talvez seja aquela cuja noção puramente abstrata mantemos durante maior lapso de tempo. Portanto, para que a velhice assuma o importante papel que lhe é devido, Beauvoir propõe que devemos nos reconhecer na pessoa deste ou daquele velho, isso nos levaria a deixar de aceitar com indiferença os infortúnios da idade final. Tal afirmação pôde ser facilmente percebida durante a realização da pesquisa.
Veja estudo completo: https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/estudos-sobre-a-velhice/
Sou velho, sim! Graças a Deus, não morri ainda, nem invejo quem morreu. Tarciso.
Últimas Notícias: https://www.uol.com.br/
Diário da Pandemia
O Diário da Pandemia
Que inventei de escrever
Jamais teve a intenção
Que não só o meu querer
De o dia a dia registrar
Pra no futuro lembrar
O que estamos a viver
Mas é preciso dizer
Aqui não vou divulgar
Notícias de tristeza
Já que quero me alegrar
E se esse meu escrever
Nem pouco alegrar você
Mal também não lhe fará.
Caros Amigos,
A partir de 22.03.2020, passei a publicar versos meus em outras situações, retornando ao assunto em pauta apenas eventualmente.
Fique á vontade para lê-los ou relê-los no seguinte endereço:
www.usinadeletras.com.br
Autores
Letra T
TARCISO COELHO
Contos
Obs.: Fico grato pelas visitas, inclusive a outros trabalhos lá publicados, bem como aos comentários que tiverem a bondade de escrever.
Abraços a todos.
Tarciso Coelho, Crato (CE), 24.05.2020.
|