Diário da Pandemia
Dia dos Namorados
Qual a diferença entre amor e paixão? Psicólogo esclarece
MARIANA BUENO
Uma pessoa que está amando se comporta de forma diferente da que está apaixonada? O psicólogo e neuropsicólogo Fábio Roesler, da Clínica de Cefaleia e Neurologia Dr. Edgard Raffaeli, diz que sim. "O amor, normalmente, está relacionado a um sentimento bonito, estável e sereno, mais controlável e menos temido, enquanto a paixão nos invade, domina nossos pensamentos, é tida como arrebatadora, turbulenta e, muitas vezes, sofrida", explica.
No entanto, é difícil estabelecer que um dos sentimentos tenha mais valor que o outro, já que cada um possui suas particularidades. "No período medieval, a paixão era considerada uma doença para a maioria das pessoas. Já para os românticos era uma forma, talvez a única, de se relacionar amorosamente", diz.
O que é a paixão
A principal característica das pessoas apaixonadas é que elas passam a enxergar no outro aquilo que desejariam que ele fosse, e não o que ele realmente é. "O parceiro é idealizado e transformado em um personagem", afirma o especialista.
Ele diz ainda que apesar de algumas pesquisas apontarem que a paixão dura pouco (cerca de seis meses), não é possível determinar um tempo cronológico específico, já que cada história é individual e particular.
O que é o amor
Em um determinado momento, a paixão se transforma em amor, que parece ter uma vida mais longa. "Quando isso acontece, primeiramente ocorre uma quebra da fantasia criada em relação ao parceiro, que deixa de ser uma projeção e passa, lentamente, a ser visto como ele é, com seus defeitos e suas virtudes, e o amamos mesmo sabendo que ele não é perfeito ou completo", finaliza.
Veja mais: https://www.vix.com/pt/bdm/amor-e-sexo/qual-a-diferenca-entre-amor-e-paixao-psicologo-esclarece
O Diário de hoje dedico a todos(as) aqueles(as) que se apaixonam e se amam.
Últimas Notícias: https://www.uol.com.br/
Diário da Pandemia
O Diário da Pandemia
Que inventei de escrever
Jamais teve a intenção
Que não só o meu querer
De o dia a dia registrar
Pra no futuro lembrar
O que estamos a viver
Mas é preciso dizer
Aqui não vou divulgar
Notícias de tristeza
Já que quero me alegrar
E se esse meu escrever
Nem pouco alegrar você
Mal também não lhe fará.
Caros Amigos,
A partir de 22.03.2020, passei a publicar versos meus em outras situações, retornando ao assunto em pauta apenas eventualmente.
Fique á vontade para lê-los ou relê-los no seguinte endereço:
www.usinadeletras.com.br
Autores
Letra T
TARCISO COELHO
Contos
Obs.: Fico grato pelas visitas, inclusive a outros trabalhos lá publicados, bem como aos comentários que tiverem a bondade de escrever.
Abraços a todos.
Tarciso Coelho, Crato (CE), 12.06.2020.
|