https://www.youtube.com/watch?v=FBB844mDObg
Diário da Pandemia
O Que É Estresse???
Dependendo da situação, reações orgânicas e emocionais podem estimular ou inibir o desempenho. O estresse é um processo dinâmico em que uma determinada situação desencadeia reações orgânicas e emocionais. Essas reações, por sua vez, produzem respostas positivas ou negativas. Isso mesmo. O estresse pode ser estimulante.
“Depende de como se interpreta a situação”, explica Dante. “Se o evento representa um desafio para o qual a pessoa se sente habilitada, ela mobiliza energia para dar conta”.
O ruim é quando o indivíduo se considera incapaz de lidar com a circunstância, que vira uma ameaça. “Isso abala a estrutura física e emocional e a resposta é criar mecanismos, inclusive de fuga, para evitar a situação”.
No caso da competição Dante lembra que ela tem características que precisam ser levadas em conta. “A primeira é que, às vezes, ela representa, em si mesma, um risco físico”.
É o caso das lutas e das modalidades com o confronto corporal. “Além disso, a disputa afeta a autoestima, pois envolve uma avaliação social”, lembra. Numa fase em que o grupo cobra muito bom desempenho, a pessoa pode temer ser avaliada negativamente pelos companheiros.
(Revista Nova Escola-Set/96 - Jornal Diário do Nordeste, 25.09.97).
-x-x-x-x-x-x-
Torna-se leve a carga que se sabe levar bem (Ovídio).
-x-x-x-x-x-x-
O que é Stress?
Em princípio, de modo simplista ou sem qualquer embasamento psicológico ou científico, vejo como grande motivo de stress qualquer realidade muito distante de outra a qual julgamos ideal - gostaria de ser marido da Cláudia Raia, no entanto nem esposa tenho... E isso me deixa muito estressado!
O trabalho vem sendo um dos maiores causadores de stress nos dias atuais devido à crescente precarização das relações trabalhistas, ao ritmo acelerado das grandes cidades, à pressão por eficiência, ao ambiente cada vez mais competitivo e ao medo do desemprego. Sou bancário por profissão e estressado por convicção e o que me leva a esse stress são os seguintes fatores:
1) meu Banco não é mais a "mãe" que um dia foi, no máximo é um padrasto e bem exigente com seus enteados;
2) embora resida em Soure, uma Ilha da Fantasia, tenho que enfrentar o ritmo acelerado de nossa linda capital Belém sempre que necessito buscar acompanhamento médico, visitar familiares e participar de encontros na AIEC;
3) a pressão por eficiência me levou a fazer um curso superior, pois sem ele o acesso a cargos mais elevados dentro do Banco se torna inatingível, uma vez que todas as seleções internas o colocam como pré-requisito para os concorrentes, só algumas vezes flexibilizando para "cursando";
4) em ambiente tão competitivo é claro que o medo de perder o emprego ou mesmo a empregabilidade será sempre uma constante fonte causadora de stress.
Para que o stress não se transforme em depressão ou mesmo síndrome do pânico, tenho evitado me engajar em excesso, buscar perfeição, levar os problemas do trabalho pra casa, passeios, barzinhos, me autopunir por eventuais falhas ou deixar de pedir ajuda quando vista necessária. Finalmente, busco a consciência de que estou dando minha contrapartida em trabalho pelo salário que me é pago.
Dentre outras causas de stress ocupacional, uma causa indireta: o ambiente familiar. O ambiente familiar reflete positiva ou negativamente no ambiente profissional.
O indivíduo que consegue manter o seu lar na profunda harmonia e tranquilidade consegue levar para o ambiente de trabalho as mesmas condições benéficas.
Devemos saber administrar a vida como um todo. E saber administrar a vida, é saber administrar conflitos familiares, conflitos organizacionais e saber se policiar interiormente, para que, nós mesmos saibamos controlar as nossas emoções, as nossas reações e as nossas opiniões nos variados momentos, tanto individual, quanto organizacional. Atividades de relaxamento e apoio de psicólogos nas organizações contribuem favoravelmente para a melhoria de situações estressantes dentro do ambiente profissional.
Tarciso Coelho, Soure (PA), 2010.
Últimas Notícias: https://www.uol.com.br/
Diário da Pandemia
O Diário da Pandemia
Que inventei de escrever
Jamais teve a intenção
Que não só o meu querer
De o dia a dia registrar
Pra no futuro lembrar
O que estamos a viver
Mas é preciso dizer
Aqui não vou divulgar
Notícias de tristeza
Já que quero me alegrar
E se esse meu escrever
Nem pouco alegrar você
Mal também não lhe fará.
Caros Amigos,
A partir de 22.03.2020, passei a publicar versos meus em outras situações, retornando ao assunto em pauta apenas eventualmente.
Para lê-los ou relê-los clique: https://bit.ly/tarcisocoelho
Obs.: Fico grato pelas visitas, inclusive a outros trabalhos lá publicados, bem como aos comentários que tiverem a bondade de escrever.
Abraços a todos.
Tarciso Coelho, Crato (CE), 12.07.2020.
|