Diário do Dia a Dia
Policiamento Cosme e Damião
O policiamento em duplas, denominado Cosme e Damião, é a modalidade mais elementar de policiamento; o qual é realizado a pé.
A designação desse policiamento como Cosme e Damião surgiu na década de cinquenta no Rio de Janeiro, e é mantida por tradição até os dias atuais. Em alguns Estados da Federação foram atribuidas outras denominações.
Na PMPR esse policiamento se iniciou em 1959, no Batalhão de Guardas, atual 12° BPM, sob o comando do Tenente-coronel Orlando Xavier Pombo.
Inicialmente, para integrar o serviço era necessário concluir um curso especializante. Idealizado e organizado pelo então 1° Tenente Antônio Cipriano Bispo, e aplicado nas dependências do 2° Batalhão de Polícia Militar, que nessa época tinha sede em Curitiba. Nesse curso constavam onze matérias; dentre as quais: ataque e defesa; boas maneiras (sic); socorros de urgências; dentre outras.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Policiamento_Cosme_e_Dami%C3%A3o
-x-x-x-x-x-x-
Vê-se que quando há reação à prisão quase sempre ocorre força desproporcional, pois quem está em maior número e com poder de polícia não vai se deixar apanhar para demonstrar boas maneiras com quem talvez nem sempre tenha agido desse modo. O uso de armas não letais e que possam conter os ímpetos de quem reage a prisão, poderia ser uma forma de evitar mortes como as que acontecem em tais situações.
-x-x-x-x-x-x-
https://www.magazinevoce.com.br/magazinegarimpotarciso/
Compre aqui que o Magazine Luíza vai deixar em casa.
Para lê-los ou relê-los na Usina de Letras: https://bit.ly/tarcisocoelho
Inscreva-se.
Tarciso Coelho, Crato (CE), 26.11.2020
|