https://www.magazinevoce.com.br/magazinegarimpotarciso/
Diário do Dia a Dia
Defeitos, quem não os tem?
Queremos descobrir os culpados, mas, não queremos dar-nos ao trabalho de examinar os crimes. As violências que nos fazem, ferem-nos, por vezes, menos, que as violências que fazemos a nós mesmos.
Geralmente os espíritos medíocres condenam tudo o que está para além do seu alcance. A gravidade é um mistério inventado pelo corpo, para esconder os defeitos do espírito.
Se não tivéssemos tantos defeitos, não nos agradaria tanto notá-los nos outros. A imaginação nunca saberia inventar tão diversas contrariedades como as que há, naturalmente, no coração de cada um.
Nunca se é tão feliz, nem tão infeliz como se imagina. Bem se engana quem julga encontrar em si o bastante para dispensar os outros. A vaidade dos outros nos é insuportável, pois, ofende a nossa. Nem o sol, nem a morte podem ser encarados frente a frente.
A prontidão em acreditar no mal, sem o ter examinado profundamente, é um efeito do orgulho e da preguiça. Os vícios entram tanto na composição das virtudes como os venenos na dos remédios. As virtudes perdem-se no interesse, tal como os rios no mar.
É mais necessário estudar os homens do que os livros. O que o homem superior procura está dentro dele mesmo; o que o homem medíocre procura está nos outros. O indício mais seguro de se ter nascido com grandes qualidades é ter nascido sem inveja.
(François La Rochefoucauld - 1613 a 1680)
-x-x-x-x-x-x-
A ignorância é um vírus. Uma vez que começa a se espalhar, só pode ser curado pela razão. Pelo bem da humanidade, devemos ser a cura. Nietzsche
-x-x-x-x-x-x-
https://www.magazinevoce.com.br/magazinegarimpotarciso/
Compre aqui que o Magazine Luíza vai deixar em casa.
Para lê-los ou relê-los na Usina de Letras: https://bit.ly/tarcisocoelho
Inscreva-se
Tarciso Coelho, Crato (CE), 16.10.2021
https://www.magazinevoce.com.br/magazinegarimpotarciso/
|