|
Eu sou do tempo em que ainda custumava pedi poso para viajantes cansados e esfomiado até chega no seu destino. Mas esta pratica acontece até hoje lá pelas bandas da Zona da Mata em Minas Gerais.
Como Minerim que sou costumo visitar meus conterrâneos anualmente lá por estas bandas de Minas gerais, e é muito prazeroso trocar um dedim de prosa com um capiau nascido criado e mantido nestas regiões de minas gerais. Tenho lá um amigo que faço questão de todo ano fazer uma visita em seu sitio, é o Tonho da Tiana e do Zé do Eito, seu sitio fica lá prás banda Ibertioga. O Tonho da Tiana preserva um costume antigo dos Mineiros que é manter em sua casa no Sítio um Quartinho sempre arrumadim para dar poso a viajantes desgarrados em transito pela região, hoje esse pessoal é chamado de Minerim espaçoso, porque além do Poso ele pede também a boia antes de dormi e o cafezim da manhã antes do retiro.
O Tonho da Tiana é um daqueles Minerim que num perde hora, quatro horas da madrugada já tá de pé em vorta do fugão de lenha passando um cafezim e enrolando um paieiro que coloca atrás da oreia para pita no caminho da lida, Tonho da Tiana é retireiro e corre a vizinhança ordenhando as vacas leiteiras, essa lida é feita duas veis no dia de madrugadinha e de tarde quando rebanha o gado para ordenha. Tonho da tiana só vorta pra casa de noitinha com dois bardes de leite que usa prá mode faze uns quejim e uns docedeleite pra mode vende na venda do cumpadre Zé do Reio que fica lá pras banda da Rancharia, pra interá a feria do mês.
Minero é assim meso num guenta vê uma tarefa nova prá ganha um dinherim pra interá na rendinha minguada, num injeita trabaio nenhum.
Uma Rocinha na beira do rio lá no sitio, uma prantaçãozinha de feijão vermeio naquela grota berano a serra, per da mina d’agua, aquela hortinha sempre produzino no quintal da casa, um capado no chiqueiro já em quase no ponto de abate, uma lida que num caba nunca.
Mas é muito bão meso proseá com meu amigo Tião da Tiana.
AJOTAELE
|