Usina de Letras
Usina de Letras
74 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62582 )
Cartas ( 21339)
Contos (13279)
Cordel (10457)
Crônicas (22550)
Discursos (3244)
Ensaios - (10499)
Erótico (13582)
Frases (50953)
Humor (20093)
Infantil (5516)
Infanto Juvenil (4840)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140978)
Redação (3332)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1963)
Textos Religiosos/Sermões (6271)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O Bataclã da Netinha -- 25/06/2000 - 05:16 (Saraiva Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Em Paris existe o famoso restaurante Moulin Rouge muito frequentado nos anos sessenta e até nos dias de atuais. Em New York existe o Maximo s onde circulam os principais astros do cinema de hollywody. Em São Paulo tem o terraço d Itália, ali pessoas de várias nacionalidades se encontram, uma espécie de ONU gastronômica. No Rio de Janeiro a badalação é variada, desde o Amarelinho até o Copacabana Palace se come e se bebe bem, se conhece pessoas maravilhosas e se diverte à noitada por excelência.
Em Senador Pompeu, cidade do interior do Ceará, existe o bar da Netinha, que é uma síntese de todos esses bares maiores mencionados. Na Netinha se tem o restaurante, o bar e o divã psiquiátrico, se tem o amigo, os grandes debates, enfim, é lá a grande terapia da cidade.
Os políticos, em épocas de campanha eleitoral, são quase que obrigados a reverenciá-la. Assim como se cortejava a Mãe Menininha na Bahia, se corteja a Netinha em senador Pompeu, sem os rituais de candoblé, é claro.
Ela escuta o bêbado desempregado, ouve os ingênuos planos do vereador neófito, afaga as lágrimas do biriteiro com dor de corno . Sem exagêros, ela funciona como o confessionário da cidade. Sabe desde os motivos das brigas de vizinhos até os últimos conchavos políticos ardilosos.
Nenhum homem vai a uma festa no clube, sem antes tomar umas e outras no bar da Netinha. Um dos motivos, na festa o som é alto, ninguém pode conversar. No bar da Neta se tem o bate-papo agradável, pede a música que quiser, se tem o reconhecimento, tanto faz ser rico ou pobre, se tem a amizade, razão maior de se sentir bem.
Sua legião de apoixonados é imensa. Seria uma famosa lista - a lista da Netinha - que não teria investigação que terminasse. Amasiou-se muito nova com um velho da polícia, separou-se e foi atirar seu charme pela cidade para o delírio de seus fãs. Não é qualquer um que priva de sua intimidade, tem que ter molho . Agora, que desmanchou muitos casamentos, isso sim. Seu patrimônio é sua beleza, alguns bens imóveis, não é fazendeira, mas, dizem que tem um bezerro de fazer inveja.
Saraiva Júnior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui