Certo dia, conversando com um sobrinho, este me contou um fato interessante, que merece reflexão.
Ele me disse, que quando uma pessoa briga, discute ou se desentende com outra pessoa, o diabo, imediatamente nomeia dois capetas, um para cada um dos brigões.
Dali por diante, aquele que provocou a briga, não terá mais sossego, pois o capeta designado para o acompanhar, fará de tudo para que ele sempre acredite que tem razão e que o outro está errado e não merece perdão.
Por outro lado, o capeta que foi designado para acompanhar o agredido, fará de tudo para que ele sempre acredite que foi injustiçado, que o outro está errado e não merece perdão.
Dessa forma, ao não perdoar o outro, a raiva toma espaço nos pensamentos, e o ódio vai envenenando o coração dos dois, ao ponto de muitas vezes determinar a morte de uma relação de amizade ou de amor, e até a morte física.
Isso acontecendo, quem ganha é o diabo, que levará os dois para o INFERNO.
Mas tem uma outra hipótese, que passei a refletir diante desse episódio.
E se um deles se arrepender e perdoar o que o outro lhe fez?
Nesse caso, DEUS, que é misericordioso, imediatamente nomeará dois anjos, um para cada um dos envolvidos na briga.
Dali por diante, aquele que perdoou, sentirá uma paz imensa, pois o anjo designado para o acompanhar, fará de tudo para que ele sempre acredite que o amor está acima de tudo, e que o desentendimento não vale à pena, pois só provoca sofrimento e dor.
Por outro lado, o anjo que foi designado para acompanhar o que continua zangado, fará de tudo para que ele perdoe o outro, e que a paz volte a reinar entre eles.
Dessa forma, ao perdoar o outro, a raiva desaparece dos pensamentos, e o amor vai invadindo o coração dos dois, ao ponto de fazer com que a felicidade seja restabelecida, numa relação de amizade, pelo amor.
Isso acontecendo, quem ganha é DEUS, que através do seu Filho JESUS, levará os dois para o CÉU.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. (Mateus 6:14)
E, disse Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá.” (João 11:25)
E os dois capetas ? Vão queimar no inferno, que é o lugar deles.