A SECA DO NORDESTE E A FARTURA DE ISRAEL
(a seca espiritual)
A televisão tem mostrado, o estado de miséria pelo qual está passando o povo nordestino, devido à seca que castiga aquela terra.
Muitos dizem que é descaso do governo federal, outros dizem que é problema político e outros afirmam que é maldição.
O problema é muito antigo, e o governo federal já gastou bilhões de dólares ao longo de décadas, com a seca do nordeste. Porém, muitos políticos inescrupulosos, criaram a indústria da seca, para receber e gastar as verbas federais, em proveito próprio, com grande prejuízo para o Brasil e para os nordestinos, que continuam na miséria.
Mas a Bíblia relata fatos como esses, acontecidos ha mais de dois mil anos.
O povo de Israel, na antigüidade, por ter desobedecido a Deus, praticar a idolatria, (culto a ídolos), sofreu por muitas vezes o problema da seca, que matou milhares de pessoas e animais, o que aconteceu também com outros povos.
Em Joel 15-20, diz o seguinte: “Ai do dia! pois o dia do senhor está perto, e vem como assolação da parte do Todo-Poderoso. Acaso não está destruído o mantimento diante dos vossos olhos? a alegria e o regozijo da casa do nosso Deus? A semente mirrou debaixo dos seus torrões; os celeiros foram assolados, os armazéns derribados; porque se perdeu o cereal. Como geme o gado! As manadas de bois estão sobremodo inquietas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas estão perecendo (morrendo). A ti clamo, ó Senhor; porque o fogo (calor do sol) consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo. Até os animais do campo suspiram por ti; porque as correntes d água se secaram, e o fogo (calor) consumiu os pastos do deserto.”
Porém, na Bíblia, em II Crônicas 7:14, existe uma promessa, que diz o seguinte: “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”
Salmo 107, 1, 33-38, “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre; Ele converte rios em deserto, e nascentes em terra sedenta; a terra frutífera em deserto salgado, por causa da maldade dos que nela habitam.
Converte o deserto em lagos, e a terra seca em nascentes. E faz habitar ali os famintos, que edificam uma cidade para sua habitação; semeiam campos e plantam vinhas, que produzem frutos abundantes. Ele os abençoa, de modo que se multiplicam sobremaneira; e não permite que o seu gado diminua.”
Foi reconhecendo o poder de Deus e dando-lhe graças, que o povo de Israel, habitou o deserto. Transformou a areia em solo fértil e produtivo. Hoje tem fartura de alimentos, chegando inclusive a exportar para outros países. Tornou-se uma grande e poderosa nação.
“Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para sua herança.” Salmo 33:12
A PIOR SECA, É A SECA ESPIRITUAL !