- Mãe? O que é ficar com o Chico?
- Como??? - pergunta Gertrudes sem entender direito o que sua filha Aninha perguntava.
- Aquele negócio que escorre pela perna...vermelho e...
- Que é isso, menina? Onde aprendeu isto?
- Escutei a moça falando lá na padaria... Mãe??? Chico não é o apelido do Seu Francisco lá na padaria? - Ainda intrigada, Aninha insistiu - ele é bem vermelho...ué...mas como ele escorre pelas pernas???
Gertrudes coçou a cabeça; era semi-analfabeta e não sabia direito como explicar. Sempre foi uma mãe zelosa, carinhosa e muito preocupada com a instrução de sua pequena Aninha
- Aninha...não é nada disso, não...o nome certo é menstruação!
- Mens...o quê?
- Menstruação, filha...
- Mas...mas...e o seu Chico?
Gertrudes estava cada vez mais nervosa. Sentia que teria que explicar tudo se ela continuasse perguntando, não sabia direito como tentar fazer entender à quela pequena menina com os olhos espertos todo o resto. Resolveu falar pouco e tentar se fazer entender para Aninha.
- Querida...Chico é o nome que as pessoas costumam dar quando uma mulher está menstruada, entendeu?
- Sei...Menstruação e Chico é a mesma coisa, né??? E TPM?
- Valha-me, Deus!!! - Gertrudes ficava cada vez mais embaraçada e nervosa - escutou isso também lá?
- Foi... o seu Chico estava com o rosto entre as pernas da D. Ducete e de repente gritou: Está sangrando!!! - continuou sua encenação toda animada -, daí D. Ducete falou prá ele assim gemendo, sabe, mãe? Sussurrando... e berrava: Continua, Chico! Continuaaaaaaa!!!!
- Termina logo com isso, menina!!!
- Daí, mãe, seu Chico falou: continuo porra nenhuma! Não vou enfiar meu cacete na tua buceta sangrando tanto...Não mesmo!!! Agora quem ficou na TPM fui eu!
E Aninha entusiasmada com tantas descobertas, continuou, ante o olhar arregalado de sua mãe:
- Então, minha mãe, D. Ducete disse que era mulher que ficava na "TPM" e o Seu Chico respondeu: Mas eu fiquei!!! TÓ COM T.P.M!!! TÓ COM O PINTO MOLE!!!
Aninha olhou um pouco mais sua mãe que desabou na cadeira, trêmula e suada e mandou a última curiosidade: Mãe? TPM é apelido de pinto???
Gertrudes suspirou..."Que falta me faz a falta de estudo. Como vou explicar o que nem mesmo sei falar direito?"