Uma grande potência mundial invadiu um país do Oriente Médio. Aliás, a maior potência mundial! Uma notória civilização, a mais poderosa do planeta, um verdadeiro império! A pretexto de levar a civilização para novas áreas, esses imperialistas já haviam invadido outros países e acabaram causando muita revolta e indignação. Chegaram a perseguir e destruir um popular líder daquele povo sofrido...
Vocês pensam que estou falando dos EUA e do Iraque?
Errado.
Estou falando de Roma e de Israel.
O Império Romano - os EUA daqueles tempos - invadiu meio mundo, dominou, explorou, fez o diabo... Levou progresso, também, mas dominou a ferro, fogo, sangue e sofrimento. Invadiu a Palestina, subjugou o Oriente Médio e condenou à morte (especialmente à crucificação) as pessoas que ousavam desafiá-lo.
Se traçarmos um paralelo, respeitadas as épocas, vamos encontrar muitas coincidências. (A roda da História gira em ciclos...)
Mas nem tudo são coincidências... porque a mensagem do Grande Líder combatido pelos romanos, não obstante a implacável perseguição, falava em amor, em perdão incondicional e, sobretudo, em PAZ na terra a todos os homens... e não apenas aos homens de boa vontade!
OXALÁ CHEGUE UM DIA A PAZ NA TERRA - SOBRETUDO ÀQUELES QUE AINDA NÃO ENCONTRARAM A BOA VONTADE!
Oriza/2004