Hoje estava andando na rua e ouvi uma moça tendo a seguinte conversa com uma senhora:
- Estou com medo - dizia a moça.
- Não tenha medo, nada vai acontecer... - respondeu a senhora.
Pelo fato de estar andando apressada, não pude terminar de ouvir a conversa, mas fiquei pensando: quem hoje não tem medo? Ter medo não é natural do ser humano?
Pois bem, sentir medo é saudável, porque nos prepara para agir. Procuramos a melhor maneira de enfrentar uma situação para que o medo desapareça, para que nos sintamos mais confiantes e seguros.
O novo, o desconhecido, gera medo. Aquilo que não dominamos, que está fora do nosso controle momentaneamente, gera medo. Não podemos planejar as nossas ações, prever o que vai acontecer...
É claro que ninguém gosta de sentir medo, aquele "friozinho na barriga"; ficamos ansiosos, suamos frio, Ã s vezes, temos taquicardia... Mas muitos destes sinais são orgànicos, independem do controle humano, é instintivo...
O homem, pelo fato de ser racional, consegue identificar quando está sentindo medo. Tal fato é vantajoso em relação à s outras espécies porque ele pode se preparar para a ação, ou seja, pensar e concluir qual a melhor maneira de se comportar.
Daí pensarmos que o medo, momentaneamente, parece que é algo que está contra nós. Mas se analisarmos mais detalhadamente a situação, considerando todos os pontos acima, perceberemos que ele age a nosso favor, já que nos prepara para tomar a decisão mais acertada.
Podemos ficar até paralisados inicialmente, caso a situação seja muito perigosa, mas isto é uma defesa para termos tempo de pensar e analisar melhor o que fazer; tomar consciência de qual será o próximo passo.