Tudo seria nada sem amizade. E nada, com certeza, se transforma em tudo com ela. Se meus amigos soubessem o orgulho que são pra mim e a força propulsora que injetam em minha vida eles seguramente não acreditariam. Esse final de semana encontrei com vários. Grupo esse que carinhosamente chamo de Velha Guarda porque com eles que cresci, não em altura, mas em expansão, e com eles aprendi demasiadamente. Bebemos como nos velhos tempos, e a felicidade estava desmascarada em minha face iluminada. Faltaram alguns por motivos diversos, mas os que não faltaram já fizeram a grande e intensa diferença. Mesmo com anos de distància e silêncio nunca deixam nem nunca deixaram de serem eles, meus verdadeiros e sinceros amigos.
> Eles começaram a chegar aos pouco e logo fomos tomados por lembranças de milhares de histórias inesquecíveis. Praias, churrascos, reveillóns, aniversários, bebedeiras e claro, como toda história de amizade também tem brigas, desentendimentos, loucuras, tristezas. Tudo se tornava um vulcão em chamas e em nossas caras bêbadas o que só se via eram sorrisos mágicos. Certa hora, embriagado, me sentei numa cadeira ao longe e fiquei e olhá-los numa falação já esperada e agradeci por eles estarem assim, simplesmente vivos. Eles que nunca foram e sei que nunca serão os robós mecànicos e enferrujados que vejo andarem por aí sem paixões, sem intensidade, somente vivendo a vida que lhes resta viver e esperando a morte inconscientemente. Quando com eles eu me sinto mais vivo. E enchemos a cara de cachaça sem dó nem piedade do figueiredo, apelido esse carinhoso que demos pro nosso também muito amigo fígado. Só em tê-los ali já seria motivo pra muitíssima satisfação.
> Cada um seguiu seu caminho, uns morando aqui, outros ali mas a conexão invisível nunca se perderá no tempo, nos kilómetros, por novos amigos, porque a Velha Guarda sempre será um grupo de amigos eternos, construído como já dito através da vida vez de diversão, vez de nem tanta assim. E dos momentos difíceis sempre tiramos à força a arte da vida, como se espremêssemos uma laranja sem suco, mas que dela sempre sai mesmo que seja apenas 1 gota. Não precisamos mais do que isso.
> A vocês todos, da Velha Guarda que guardo dentro e fundo no peito desejo as maiores e mais sinceras coisas maravilhosas que a vida pode proporcionar, porque se a vida hoje é o que é pra mim e o ser humano que me tornei devo isso em grande parte ás minhas verdadeiras amizades. Alguns nem sabem que são meus amigos, que fazem parte do grupo, mas nem precisam saber porque eu os coloquei aí por seus méritos próprios e não como prêmio ou algo parecido.
> Já to ansioso pro próximo encontro, tomara que sem falta com todos. Que na mesa não falte cerveja, no rádio boa música, na mente inteligência e esperteza e nas ações sempre atitude. Enquanto isso sigo por aqui matando cachorro a grito num mundo de vozes baixas e olhar clemente. Se vivêssemos na França de 1900 poderíamos juntar a Velha Guarda e montar um movimento com "ismo" no final e mudar o mundo. Como vivemos na Brasil sem heróis e sem metas definidas seguimos assim, esquecidos no enorme orfanato nacional.
> Mas não se esqueçam vocês que nosso sonho sempre foi mudar o mundo; eu aqui, você aí, outro você ali, de que somos nada mais que os conta-gotas contra a mesmice instaurada.
>
> T.S.H.