MEDICO(A)-Aquele que tem como dever lutar pela vida dos outros, vendo a morte e a vida como seu quotidiano, não conseguindo participar integralmente dos problemas referentes a sua própria família - é um alienado.
DENTISTA- Aquele que cuida dos problemas dentários dos outros mas, não cuida dos seus próximos com a mesma dedicação; nunca sente a dor que o paciente está sofrendo e sua palavra de consolo e a receita de um analgésico.
ENGENHEIRO(A)- Aquele que faz projetos e os executa sem nunca estar preocupado com o financeiro; não lhe importa que um pequeno parafuso faça parte integrante da máquina por ele desenhada pois se o problema aparecer ele delega ao mecànico. A sua frente somente calculos e mais calculos.
ADVOGADO(A)- Aquele que defende uma questão baseando-se na legislação ou nos buracos que ela possa apresentar. O valor da causa é de suma importància e a ètica tem que ser sublimada.
ECONOMISTA- Aquele que entende de tudo num conhecimento global mas se esquece de ver os reflexos desta política na à rea social.Tudo é economicamente correto. O "geral" não dá lugar ao "particular".
ADMINISTRADOR(A)-Aquele que analisa minisiosamente a organização, o "turn over" do pessoal, os salários mas sempre está alienado a incorporação do custo-benefício do produto principal, meta da empresa.
CONTADOR(A)-Aquele que se preocupa em registrar todos os valores creditando ou debitando , elaborar contratos ,mas se esquece de analisar com detalhes a atividade específica da empresa.
COMERCIANTE- Aquele que considera o "seu produto" o melhor e o mais barato do mercado.
GERENTE DE BANCO- Todo cliente é ESPECIAL principalmente para vender seu produto.Os "pepinos" do cliente é repassado para outra à rea.
MARINHEIRO- Aquele que passa a maior parte da sua vida sobre a à gua. O navio é o seu lar. Seus amores estão ancorados em cada porto. Sua família sempre está distante recebendo seus soldos.
SEGURADOR-Aquele que é muito competente para vender "seguros" mas muito displicente para remunerar os "sinistros".
EMPREGADA DOMÉSTICA-Aquela que é excelente em seus afazeres enquanto a "patroa" não lhe chama a atenção. Conhece muito bem seus direitos mas se esquece facilmente dos seus deveres.
RETIREIRO-Aquele que ordenha o gado leiteiro obtendo mais leite a custa da fome do bezerro.
ROCEIRO-Aquele que tem sempre uma desculpa pelo mal desenvolvimento de uma plantação: faltou chuva ou choveu de mais.
PILOTO DE AERONAVE-Com tanto que ele não caia com o avião, entrar em à rea de turbulência faz parte da rotina dele - o azar é dos passageiros.
FUNCIONÁRIO PUBLICO-Aquele que todos os dias tem um volume enorme de processos em cima de sua mesa de trabalho. O complicado é endereçar estes processos corretamente para que não mais retornem.
ENFERMEIRO(A)-Aquele que é obrigado a fazer curativos, ouvir choros, e não ter qualquer afeição pelo doente pois aquele é mais um na sua rotina.
ESCRITOR(A)-Aquele que tentando descrever como vê e analisa estas profissões pode levar muitas pedras merecidas em sua vidraça.