Estou a fim de fazer várias Cronicas tendo como tema principal as frases retiradas das músicas do maior sambista do Brasil. Esta será a primeira de uma série até que acabe o filão que é as Filosofias do Martinho da Vila.
O artista, quer seja cantor, ator, jogador ou outro qualquer, tem como missão colocar beleza e amor em nossos corações. Atuando, cantando ou jogando ele tem que deixar o público feliz. Esta é a missão imposta pela sociedade que aí sim o considerará um artista de verdade, pois: "A beleza é a missão de todo artista".
O artista tem um sexto sentido para perceber o que seu público quer e então dá o que ele pede com o maior carinho. Ele percebe num show, só olhando para as pessoas que estão na primeira fila. Para ele é fácil perceber o que o menino, a menina, o moço, o velho, aliás, o senhor, gostariam de ouvir, porque: "A expressão do olhar traduz o sentimento".
Com frases proferidas por uma pessoa que ama a tudo e a todos fica fácil fazer uma, dez ou vinte Cronicas. Basta fazer o que ele e sua amada fazem, amar e ser amado, porque: "A minha amada quando está bem-humorada logo se esconde debaixo do cobertor".
Essa mulher o faz bem homem e ele a faz bem mulher, principalmente porque: "A moça namoradeira pelo andar se conhece".
Enfim, depois de muito amar e ser amado, só tenho a dizer: "A morte é certa, depois não sei".