O escritor A. J. Cronin, relatando um episódio de viagem pela Itália, escreveu os "dois cavalheiros de Verona"", sobre dois garotos que serviam de guia, exercendo com tanta seriedade a sua função que, aos olhos do novelista, eles assumiram a posição de "gentlemen", vocábulo inglês que corresponde ao nosso cavalheiros.
Pois bem, no curso desta viagem que nos trouxe a Miami, depois Orlando, Buffalo, Niagara Falls e Elicottiville, meu neto de cinco anos, marcou um feito que estou registrando para ficar definitivamente na sua memória: ganhou o seu primeiro dólar nuna tarefa simples que durou apenas cinco minutos.
Albert, o dono do apartamento alugado por nosso filho, ao ver o Ronald Neto, ele que não tem filhos, ficou logo cativado. Puxou conversa em inglês, que o garoto ia respondendo o quanto podia,porque apenas está se iniciando nas aulas do idioma de Shakespeare, mas, chegaram a um bom nível de comunicação. Num dado momento, Albert perguntou-me se o garoto poderia ajuda-lo por cinco minutos. Ronald Neto, prontamente, respondeu que sim. Então, Albert entregou-lhe um pequeno saco de sal e, ele próprio segurando um balde, saíram da área da lavenderia onde eu me encontrava e foram para a calçada.Soube, depois, pelo próprio menino, que arremessaram sal sobre o passeio a fim de derreter a neve que era muito intensa. Logo em seguida, Albert retornou com o garoto e, na frente da mãe dele e da avó, entregou-o de volta e, pelo serviço seriamente prestado, deu-lhe uma cédula de 1 dólar.
Os anos passam, as crianças crescem, por tal razão eu quero deixar escrito esse episódio, marcando o primeiro dólar ganho por meu neto, aos cinco anos de idade, na cidade de Buffalo, NY.