Uma Verdade Inconveniente - Verdade Mesmo ou Marketing Político Ecológico?
O Documentário "Uma Verdade Inconveniente", apresentado recentemente pelo ex-candidato a Presidente dos Estados Unidos, Al Gore, tratando sobre os perigos do aquecimento global, tem sido muito comentado pela crítica internacional. Com base nele, o cineasta Davis Guggenheim produziu um filme de mesmo nome, que tem sido aclamado pela crítica, recebendo várias premiações.
O material original, em vídeo, mostra o que está acontecendo com o clima, em função da poluição, bem como os novos desastres ecológicos que ocorreriam no planeta e tem sido aclamado como obra de inestimável valor, pelo alerta que faz à humanidade e conclamando-a a despertar a sua "consciência ecológica", pressionando os governos mundiais a adotarem medidas que visem a estancar o aquecimento global, que já estaria ocorrendo.
Mas o assunto gerou polêmicas e algumas desconfianças. O que mostra, aparentemente reveste-se de uma contundente realidade, com capacidade para convencer até os mais exigentes críticos. A demonstração do derretimento das calotas polares, comprovadas por fotos/filmagens e as grandes catástrofes climáticas que têm assolado a Terra, são de uma convicção surpreendente.
No entanto, uma dúvida ficou no ar e o debate foi levantado: O vídeo teria propósitos sérios ou seria apenas uma "jogada de marketing político", com apelos ecológicos? Al Gore seria novamente candidato a Presidente dos Estados Unidos, um "Presidente preocupado com questões ecológicas"?
Procure o vídeo "Uma Verdade Inconveniente", no YouTube, veja-o, pesquise, leia mais sobre o assunto, e decida você mesmo!