O mal, de muitos insensatos, é acharem-se auto-suficientes e não serem humildes, reconhecendo que é uma tolice se ter como inteligente e sábio aos seus próprios olhos. O que adianta tê-las e não terem entendimento suficiente para usá-las, e nem sabedoria para distribuí-las?
A sabedoria só começa a penetrar no ser humano quando ele convida a humildade para fazer moradia em seu estilo de vida. Basta pedi-la ao Senhor, que Ele dá de presente, além de comungá-lo e nunca se afastar de sua presença.
Toda pessoa sábia tem sua qualidade de vida moralmente irrepreensível e quem os vêem sente saúde em seu caráter e na paciência quando vai tomar decisões importantes.
O ser humano deve seguir o exemplo de Salomão, reconhecer que é frágil, inexperiente e dependente da ação de Deus em seu viver. Só se sobrevive à s crises, fatalidades, decepções, relacionamentos, e aos preconceitos, com sabedoria.
Ele não pediu riquezas, nem mal aos seus inimigos, e sim para ser um homem erudito. O Altíssimo, reconhecendo seu caráter e sua humildade deu coisas que nem ele imaginaria que tivesse.
Vale a pena seguir as orientações de Tiago quando ele "diz": Se alguém está com falta de sabedoria, peça ao Senhor em oração que Ele concede, desde que seja pedida com fé e sem duvidar.
O sábio sempre será honrado, alem disso aceita a repreensão sem ficar magoado, recebe o ensino com humildade, nunca tem palavras incolores, mas sim de ànimo. Suas manifestações são motivadoras e de cura, vive agindo com cautela e muitos não percebem, ele é mais poderoso que o forte, e nunca prevarica.
A sabedoria é o resultado da ação multiplicada pela humildade, somada com o entendimento subtraindo a arrogància e a inveja dividindo com a inteligência.
Reflexão:
Só conseguimos contemplar a beleza das estrelas do céu somente na escuridão, assim também pode acontecer em nosso viver. Quando surgir trevas em nossa vida não devemos jamais nos desesperar, temos que nos humilhar diante do Senhor pedindo a sabedoria, que venha nos reinar, nos transformar para enxergar melhor a maravilha de uma constelação que Ele fará no céu de nossa existência.