Usina de Letras
Usina de Letras
187 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Desejo de viver -- 30/10/1999 - 01:30 (Leon Frejda Szklarowsky) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DESEJO DE VIVER
Leon Frejda Szklarowsky
Viver é lutar.
Lutar é viver.
Talvez sonhar.
Talvez, renascer.
Oh, que prazer!
A natureza é sábia. Dotou o homem da capacidade incomensurável de superar as situações infinitamente adversas. Os Livros Sagrados provam-no, com exemplos que superam as expectativas. Eis aí o grande mistério, que o homem é incapaz de desvendar. Por que estamos aqui? O que fazemos ? Com certeza, o homem tem uma missão a cumprir. Nada existe por acaso. Do contrário, nada teria sentido. Negar alguma coisa é admitir sua existência, porque absurdo é negar o nada.
Ensinam as Escrituras que o homem é feito à semelhança de Deus.
Vale a pena lutar.
Superar as adversidades!
Viver é lutar.
Lutar é viver.
Talvez sonhar.
Um dia morrer.
Talvez, renascer.
Oh, que prazer!
Quanta coisa boa acontece!
Quanta coisa ruim acontece!
E estamos vivos! Renascidos! Revividos! Que bom viver. Que bom sentir. Que bom participar de tudo. Que bom respirar, andar, pensar, ver, fazer e, mais que tudo, caminhar sempre para a frente, reto, com extrema precisão, sem se abater, olhando para trás apenas para visualizar quanto chão percorremos; olhando para baixo tão somente para descobrirmos que, apesar de tudo, estamos ainda em cima e não no fundo do poço, sem esperanças, sem metas, porque temos dentro de nós a eterna flama da fé, nas profundezas de nossa alma, que ilumina, como o sol incandescente, a negritude do céu! E torna a escuridão o amanhecer radiante de luz e vida, com a natureza brotando, os animais saltitando alegremente e o homem lutando, lutando, vencendo e caminhando e realizando seus desejos e marcando sua presença na Terra com seus feitos, qual dádiva dos Céus!
Que mais queremos? A que mais devemos aspirar?
Certamente, que o espírito humano se alumie de vez, preparando-se, para, finalmente, ingressar na idade de ouro moral e espiritual proclamada pelos iluminados e almejada por todos. Também decifrar, num relampejar, quão suave e doce é a vida, se soubermos lapidá-la com o cinzel da sabedoria, da bondade e da fraternidade!
E a eternidade do homem, na Terra, traduz-se pelo que ele faz, marcando sua passagem, de forma indelével e notável, quando se trata de seres humanos predestinados aos grandes feitos
DÚVIDA
E se me perguntarem, como amiúde, pergunto-me a mim mesmo, se vale a pena viver, lutar, correr, responderia, categoricamente, que sim, porque vejo, em minha frente, pessoas, como você. Esta humanidade, diferente daquela que enoja e exaspera, torna a vida mais esperançosa. Você, meu bom amigo, você, minha boa amiga, fazem parte desta humanidade boa, trabalhadora, criadora e divina. E repito, com o festejado poeta santista, Martins Fontes: "Como é bom ser bom" e eu aduzo: como é bom ser bom, generoso e simples, com o é o fraterno amigo e irmão, como o é a fraterna amiga e irmã!
Sua juventude de espírito, seu trabalho incansável, sua alegria e solidariedade respondem a uma questão fundamental: Por que estamos aqui? O que fazemos? Vale a pena viver. Realmente, não há bens materiais que cubram toda essa felicidade. Tenho certeza de que tantos gostariam de ter apenas um pouco do que você demonstra possuir e dariam toda sua fortuna para obter só um pouco disso tudo. E, no entanto, você conseguiu toda essa fartura espiritual, sem um centavo sequer, senão tão somente com sua grande riqueza de espírito, generosidade e trabalho!


(Esta crónica foi publicada no JORNAL DE BRASíLIA, na Seção TRIBUNA DA CIDADE, de 13 de setembro de 1996, p.19, e na TEIA JURíICA - INTERNET, em homenagem à minha Regina e a meus amigos, como você, que, com sua sabedoria e trabalho incansável, tornam este mundo menos mal e esperançoso).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui