O grande mar, é um local propicio para se ler, meditar, escrever,reinventar a própria vida.
Uma nova fase de vida vai apontando com a chegada de minha neta Isabella para Julho,
iniciando o segundo semestre de 2009, onde, vou sentindo a continuidade da vida, o meu trabalho poético, escrever, é meu desejo, minha sina.
O molde de vida é determinado por muitos acontecimentos, nossas origens,nossa infància, nossos valores, determinação, consciência, desejos ,e razões!
Mas acima de tudo, como consequência, querer estar em Paz, comigo e com todos ao meu redor.
Desejos de simplicidade para ver e sentir estes momentos, pureza nas intenções para com todos, um núcleo central centralizando a existência, para que eu possa desempenhar minhas atividades da melhor forma. Até usando uma linguagem dos salmos, quero viver este momento em "estado de graça".
Preservando toda uma harmonia interior e exterior.
Desejo doar-me para estar neste momento infinitamente presente ao presente de ser Avó de Isabella, compartilhando com minha filha Marianne e seus irmãos Marcela e Moacyr, que vão ser os padrinhos de batismo de Isabela, o largo sentido do lado benfazejo desta vida que vai chegar e se abrir ao mundo.
Pois ser Mulher,Mãe e futura Avó, é ter interesses e obrigações que se espelham em todos os sentidos, a partir do núcleo materno central, como luzes que emitem do centro de uma roda, o padrão de nossas vidas é circular em sua essência. Precisamos de serenidade de uma existência santificada, onde desejamos o ideal contemplativo do santo ou do artista, numa visão simples da vida.
É permanecer completa em meio a tantos apelos, permanecer equilibrada, quaisquer que sejam as forças centrifugas para retira-lá do eixo; como permanecer firme, quaisquer que sejam os choques que ameaçam quebrar o eixo da grande roda que é a Vida!
A vida é uma teia, de instintos e intuições,de trocas conscientes e inconsciente, que vamos tecendo com afinidades, com o cotidiano, no tempo e no espaço, com os próprios elementos da Vida!
A relação entre Mãe e filha, vem ilustrar a essência , e vai iluminando todos que ao seu redor se encontram. É um momento perfeito, uma aurora que vai nos mostrando como podemos viver a vida com certa harmonia diante da grandeza da própria vida com a nova vida que vai sendo gerada.
Corremos até a praia, sentimos a areia que se estende serena pelo sereno da noite, macia, cintila com os raios do Sol, esse mergulho matinal é uma benção, um batismo na água salgada, um renascimento, pela grandeza que sentimos acima do nosso Criador. Retornamos do mar tiritando, desejando o delicioso café quentinho na varanda, duas cadeiras, numa pequena mesa de vidro, que dividimos entre nos duas.
E fazemos nossos planos para nosso Bom Dia de muita alegria!
As manhãs são interessantes para buscarmos atividades do nosso interior!
O tempo vai sendo todo tomado, o espaço preenchido, sendo poucas as páginas em branco,tão poucas as horas vazias dos nossos dias. É um equilíbrio entre a vida física e a espiritual.
Tempo para a solitude e o compartilhar entre a futura Mãe e a Futura Avó.
Balneário Camboriú
Maio 2009
* Efigênia Coutinho, fundadora e presidente da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores (AVSPE).