Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63023 )
Cartas ( 21348)
Contos (13298)
Cordel (10353)
Crônicas (22573)
Discursos (3246)
Ensaios - (10604)
Erótico (13586)
Frases (51459)
Humor (20160)
Infantil (5570)
Infanto Juvenil (4918)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1386)
Poesias (141211)
Redação (3354)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2441)
Textos Jurídicos (1965)
Textos Religiosos/Sermões (6336)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Pulhítica...? -- 03/03/2022 - 20:56 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

 

O mundo apenas emergia da pavorosa primeira grande guerra e, numa das muitas reuniões para a criação de um mecanismo universal que garantisse a permanência da paz, como foi o caso da malfadada Liga das Nações, Georges Clemenceau, político de fulgurante carreira, e Ignacy Jan Paderewski, pianista de fama internacional, respectivamente Primeiros-Ministros da França e da Polônia se conheceram numa dessas ocasiões e, surpreso, Clemenceau, apertando calorosamente a mão de Paderewski, perguntou, incrédulo:

 

- Mas o senhor não é Paderewski, o mais consagrado pianista da atualidade, maior intérprete de Chopin...?

 

E veio a confirmação, pressurosa:

 

- Sou eu, modestamente, caro colega, agora Primeiro Ministro da ressurgente Polônia...!

 

Clemenceou não escondeu sua decepção...:

 

- Désolé pour toi, mon cher ami...quanta decadência...!!!

 

 

 

 

 

 

 

Algumas citações de Clemenceau:

 

"Fazer a Guerra é de longe mais fácil do que fazer a Paz"

" A Guerra é uma série de desastres que resultam num vencedor"

"Manejar o silêncio é mais difícil do que manejar as palavras."

"Assim como há uma sociedade civil fundada sobre a liberdade, há uma sociedade militar fundada sobre a obediência, o juiz da liberdade não pode ser o da obediência."

"Um homem que não seja um socialista aos 20 anos não tem coração. Um homem que ainda seja um socialista aos 40 não tem cabeça."

"A guerra ! É uma coisa demasiada grave para ser confiada aos militares."

"Se até Deus se contentou com os dez mandamentos, qual é a razão de você insistir em catorze, meu caro Wilson?"

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 9Exibido 266 vezesFale com o autor