Usina de Letras
Usina de Letras
114 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Até onde vai chegar -- 16/03/2022 - 09:44 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Até onde vai chegar

Aroldo Arão de Medeiros

 

     Dia sim e outro também, vejo o que tem de novidades no Facebook. Deparei-me com umas receitas que o pessoal envia, anexando a ela o título desta crônica.

     Eis alguns exemplos: - Meu almoço de domingo. Quero ver até onde vai chegar. Louveira SP.

     - Até onde chega minha Tilápia Assada no Forno, saindo de Uberaba/MG.

     - De Jaboti, PR até onde chega minha humilde Costela no Tambor.

     Como ultimamente tenho escrito sobre receitas de minha família, resolvi mudar. A modificação é radical, será de alimentos para muralhas.            

     Na Europa existem muralhas em quase todas as cidades, e pequenos pedaços delas ainda estão em pé, servindo como exemplo do que não se deve fazer, dividir os povos.

     Em Nuremberg o centro histórico é circundado por uma antiga muralha com uma extensão de 4 km.

    Também na Alemanha a Cidadela de Petersberg em Erfurt, é uma das maiores e mais preservadas fortalezas na Europa. São mais de 2 quilômetros de muros de pedras. Até 1963, por incrível que pareça, esteve em uso militar.

     Para variar, a germânica Rothenburg é uma cidade toda murada. Muitas das cidadezinhas tiveram de abrir mão de seus muros para se expandir, pouco são os lugares onde ainda se veem muros intactos como os visto em Rothenburg. Outros motivos para as cidades terem perdido os muros ao longo do tempo são invasões e deterioração.

     Essas proteções das cidades foram vistas por mim nessas andanças que fiz pelo mundo antigo e principalmente no meu mais recente e um dos melhores passeios que fiz, na Alemanha. Por este motivo só aparecem muros e muralhas nesse simpático país.

     Vamos falar algo um pouco mais reconfortante no sentido de turismo saudável. É possível passear pelas muralhas que circundam a cidade e também obter belas fotografias de Rothenburg. Na Europa é comum edificarem portões de entrada da cidade e um dos mais bonitos é o Rödertor que é uma das torres da muralha.

     Vamos comparar muro com muralha. Muralha é um muro grande que cerca ou protege uma fortaleza ou praça de armas. Existe alguma diferença, se muro é uma parede forte que circunda um recinto ou separa um lugar do outro e serve de defesa, proteção? Nos dias de hoje o muro protege as casas de visitas inesperadas (ladrões). Separam também vizinhos porque nem todos sabem as visitas que os esperam e podem provocar alguns desentendimentos.

     Eu, particularmente tenho uma saudável inveja de uma prima, pois a casa dela tem passagem livre para dois vizinhos e eu só tenho para um. Não é que não tenho afinidade com o da esquerda, mas é que o desnível de terreno é muito grande e fica praticamente impossível fazer um acesso até o terreno dele.

     Quero ver até onde chega essa minha crônica, se no Rio Grande do Sul em Arroio do Tigre ou Arroio dos Ratos; se no Tocantins em Augustinópolis ou Darcinópolis; se em Rondônia, em Espigão d’Oeste ou Itapuã do Oeste; se em Sergipe em Japaratuba ou Pacatuba; se em Roraima, em São João da Baliza ou São Luiz.

     Fico feliz se souber que atingiu pelo menos em alguns dos municípios dos estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste ou Sul do Brasil.

 

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 238 vezesFale com o autor