Usina de Letras
Usina de Letras
362 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62846 )
Cartas ( 21345)
Contos (13290)
Cordel (10349)
Crônicas (22569)
Discursos (3245)
Ensaios - (10544)
Erótico (13586)
Frases (51241)
Humor (20120)
Infantil (5546)
Infanto Juvenil (4876)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1380)
Poesias (141110)
Redação (3343)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2440)
Textos Jurídicos (1965)
Textos Religiosos/Sermões (6308)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->o futuro, com muuuito bom humor!!! -- 27/10/2002 - 02:34 (ERICKSON ARTMANN) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARO LEITOR, LEIA O TEXTO TODO, APESAR DO ESPANTO; no fim, tudo será explicado... hehe!


"O futuro com bom humor???

1º de janeiro: Lula assume com o dólar a R$ 4,20. Nomeia um bom economista ortodoxo para o BC, mas ... blá blá blá..."



O FUTURO COM MUUUUITO BOM HUMOR - A REVANCHE!

30 de julho de 2003: o imbecil que escreveu o texto intitulado "o futuro com bom humor???" sofre um infarto fatal. Os outros imbecis defensores do neo-liberalismo finalmente resolvem calar as suas bocas.

15 de agosto: Lula, com seu carisma, explica ao povo brasileiro que arrependera-se de todas as alianças que fizera com a direita e que finalmente deixará o país nas mãos de verdadeiros socialistas.

30 de agosto: uma nova equipe de governo assume, e dela fazem parte pessoas de todas as classes: líderes honestos de comunidades rurais e cristãs, de associações de moradores, monges budistas, morubixabas de tribos tupi, guarani, carajá, craó e outras, atuam juntamente com professores de filosofia, historiadores, sociólogos que nunca antes participaram de governo algum por não quererem sujar as mãos; gênios da política brasileira como Guel Arraes (não o diretor de cinema e tv), Leonel Brizola e Olívio Dutra são convidados a compor um Conselho Administrativo, e aceitam.

15 de setembro: o plano de reforma agrária é efetivamente elaborado com a participação de indígenas e ambientalistas, além dos líderes do MST e grandes produtores agro-pecuários que assinam um compromisso de paz . Começa a caçada na Justiça aos grandes latifundiários e grileiros. Enquanto isso, na América do Norte, George Bush e Tony Blair de um lado, Osama Bin Laden e Sadam Husseim de outro, trocam ameaças de uma guerra química e biológica em comemoração aos dois anos do ataque às torres WTC.

30 de setembro: O governo brasileiro realiza a auditoria sobre a questão FMI e Banco Mundial. Todas as pessoas responsáveis pelos acordos absurdos que exploram os países do terceiro mundo, inclusive vários ex-políticos brasileiros, são indiciadas por um recém-fundado tribunal mundial de direitos humanos, o Cour d´respect Humain François Miterrand, cujo nome homenageia o penúltimo grande líder socialista do planeta. O último é o presidente do Brasil.

15 de outubro: Lula, amigo de Fidel, firma com este um acordo de troca de tecnologias e experiências políticas. A saúde e a educação no Brasil adotam os pontos positivos dos programas cubanos, e (a partir de então) a mortalidade infantil é incrivelmente reduzida e o analfabetismo erradicado. Cuba recebe ajuda do maior e mais rico país da América do Sul e a qualidade de vida de seu povo melhora muito. Em contrapartida, Lula convence Fidel a realizar eleições diretas e o ditador, já velho e cansado, concorda. Mas não há candidatos porque o povo não estava esperando mudanças tão rapidamente e ninguém se habilita ao cargo.

30 de outubro: He he! Sabendo disso, João Pedro Stédile embarca pra Cuba e se candidata, até porque o MST não tem mais nenhuma razão de existir com a proposta de luta dos anos 80 e 90. A intenção de Stedile é desafiar o governo Bush, cada vez mais fraco devido às guerras e ao fechamento das fronteiras comerciais com o Brasil, que parou de vender alimentos, minérios e outras matérias primas a preços de bananas.

15 de novembro: a proclamação da República é comemorada com a assinatura de um compromisso oficial e pacto popular nacional que prevê a abolição de todas as formas de governo nos próximos 10 anos. Assim, até o início de 2013 o Brasil irá se tornar o primeiro país do mundo a realizar o sonho anarquista.
30 de novembro: Bush convoca uma reunião com Lula e este se recusa a conversar nas condições solicitadas pelo déspota norte-americano. A desvalorização do dólar no mercado mundial é violenta, e dezenas de cientistas, artistas e políticos estadunidenses refugiam-se na Europa e América Latina, principalmente no Brasil. Grandes empresas americanas também solicitam a transferência de suas sedes para o Brasil, e uma séria comissão económica e científica brasileira analisa os pedidos considerando questões ambientais e de mercado.

15 de dezembro: Do ABC paulista para o ABC continental - Argentina, Brasil e Chile aliam-se formando um novo bloco económico com saídas para ambos os oceanos, sob a liderança do ex-metalúrgico, que também preside o Conselho dos Países Pacíficos do Atlàntico Sul (hehehe), reunindo diversas nações africanas e sul-americanas.

20 de dezembro: Lula aceita conversar com Bush e negociar a volta das exportações de alimentos a preços camaradas desde que os americanos desistam da guerra pelo petróleo e aceitem que organismos como o CPPAS participem juntamente com a ONU das negociações com os países do oriente médio. Bush aceita mas...

23 de dezembro:... acaba sofrendo um impeachment, e é julgado pelo Tribunal François Miterrand juntamente com Sadam e Osama - os três são obrigados a sentar-se no mesmo banco dos réus. A terceira guerra mundial é evitada graças ao Brasil e suas lições de democracia.

25 de dezembro: Lula é o Papai Noel nas caricaturas de todos os grandes jornais do mundo.
Jesus Cristo, comovido em seu aniversário, olha para o mundo de lá de cima e percebe que há mais paz e consciência entre os homens.

1° de janeiro de 2004: a reforma agrária está concluída e todos os agricultores brasileiros têm seus pedaços de terra. O governo anuncia os novos planos que incluem várias pesquisas científicas e a implementação de tecnologias alternativas, inclusive a gradativa substituição dos combustíveis fósseis por óleos vegetais e até por água, através de projetos pioneiros desenvolvidos no Brasil.

27 de outubro de 2010, o ano em que faremos contato: os vulcanos, com suas orelhas pontudas, antecipam sua primeira visita oficial ao planeta Terra para comemorar o aniversário do maior ex-estadista do sistema solar e a vitória da democracia brasileira ocorrida nas urnas 8 anos antes. Também vêem verificar como está se dando a implantação do sistema anárquico e se a espantosa evolução da espécie humana na Terra realmente tem ocorrido conforme dizem as fofocas pela galáxia. A astronave pousa no Planalto, a porta basculante se abre revelando uma escada toda iluminada como um tapete de luz vermelha e um vulcano surge fazendo o seu característico cumprimento com os dedos "unidos e entreabertos" (hehe, quem conhece Jornada sabe do que estou falando):
- Vida longa e próspera!
A seguir, olhando para um senhor de barbas e cabelos prateados entre a multidão, o vulcano muda a posição de seus dedos formando com eles uma letra L, e fala:
- LULA, queremos você LÁ, para nos ensinar! - e, ainda com os dedos em L, aponta para o céu. A multidão olha para cima, na direção indicada, e uma estrela vermelha brilha sobre o céu brasiliense!

MORAL DA HISTÓRIA: Absurdo por absurdo, prefiro compartilhar um sonho do que fomentar um pesadelo.
Este ensaio foi inspirado por uma mensagem que recebi via internet contendo um texto sem o nome do autor (como tantos outros similares) ironizando e desvalorizando o processo de mudança que o Brasil inicia neste dia 27 de outubro de 2002 ao eleger como seu novo presidente um homem que teve sua origem humilde e tornou-se o mais expressivo líder de esquerda do país. Felizmente as idéias absurdas e de um "humor" questionável descritas naquele texto como previsões caóticas para o primeiro semestre do próximo ano são tão ridículas e impossíveis como (infelizmente também o são) as minhas idéias absurdas e utópicas aqui descritas simulando a sua continuação. Lula não é mais o representante do sonho socialista que talvez tenha sido para muitos intelectuais, artistas ou apenas sonhadores entre o povo há cerca de duas décadas atrás. Mas para estes e outros seres conscientes e honestos destes país, representou sempre um sonho de mudança para melhor, um sonho possível de ser realizado, mas que para tornar-se cada vez mais possível precisou tornar-se menos sonho. O PT obrigou-se a ser menos socialista em essência e sofreu processos de humanização, tornando-se um grande projeto com seus erros e correções; e Lula manteve-se à sua frente como o homem capaz de unir pensamentos divergentes e de comover pessoas de todas as classes - este é apenas um de seus méritos. Ele não é de outro mundo, não é um messias nem papai noel; terá juntamente com toda a sua equipe (e por que não dizer com todo o povo brasileiro) um trabalho árduo, afinal o país vem sendo saqueado há décadas e todos sabemos disso. Então (e isso é só uma opinião, ou a idéia para uma reflexão), acho que as pessoas que perdem tempo escrevendo piadinhas de mau gosto sobre um futuro que ainda nem começou sentir-se-iam melhor e fariam um favor ao povo usando sua possível criatividade com pensamentos mais positivos e realistas e criticando ou satirizando erros ou defeitos (de Lula ou de quem quer que seja) também mais próximos da realidade. Afinal, se você não quer acreditar em papai noel também não deve acreditar em coelhinho da páscoa nem faz sentido acreditar em monstros comedores de criancinhas tipo o Freddy Krueger d´A hora do Pesadelo. Mas entre estes, eu ainda preferiria acreditar num papai noel que desse de presente ao povo um pouco mais de dignidade!

Parabéns, e Feliz Aniversário, Lula!

Erickson Artmann, 27 de outubro de 2002.




Valeu Paulo, o autor de ``pequenezas`` q colobarou involuntariamente com idéia imensa: o projeto ABC!!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui