Usina de Letras
Usina de Letras
50 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63467 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22586)
Discursos (3250)
Ensaios - (10766)
Erótico (13601)
Frases (51968)
Humor (20212)
Infantil (5645)
Infanto Juvenil (5003)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141391)
Redação (3379)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6387)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->CONTOS DA CAROCHINHA -- 27/10/2002 - 16:09 (Hilton Görresen) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Sempre me intrigou ouvir falar em contos da carochinha. Por que da carochinha? Quando Perrault publicou seu livro de narrativas , deu-lhe o nome de Contos da Mamãe Gansa. Sem falar das histórias de dona Baratinha. Porque somente os animais possuem know-how para nos contar essas histórias maravilhosas?
A verdade é estarrecedora: os verdadeiros personagens dessas maravilhas que chegaram até nós foram os animais. Para disfarçar, eles fingem que foram os seres humanos. Em alguns contos de transição, como o Gato de Botas, ainda aparecem animais interagindo com os humanos. Em A Bela e a Fera, podemos notar perfeitamente essa transmutação de animal em homem. Vejam vocês: no Chapéuzinho Vermelho, a figura central era na realidade uma ingênua coelhinha da floresta, na qual o lobo andava de olho. Acontece que a vovó, coelhona escolada, fingiu-se de doente para seduzir o lobo, e assim foi papada antes da netinha.
O conto Rapunzel teve originalmente um final meio desastrado. Isso porque a personagem, de longas tranças, era uma formiguinha. E o príncipe - ao qual jogou suas tranças como uma escada - era esse mesmo: o elefante. Quando o intrépido amante agarrou-se nas tranças para subir, o que aconteceu? Não só a infeliz amada, mas toda a torre do castelo veio abaixo! E a Branca de Neve? Tratava-se de uma cadelinha que habitava a floresta, não com sete, mas com nove pequineses. Na verdade, era conhecida como Branca de Nove. Na transformação em humanos, os pequineses viraram anõezinhos. João e Maria, por sua vez, eram um casal de urubus. Não, a verdade tem de ser dita. Nem todos os personagens eram bonitos. Como era meio ruim da vista, a velha bruxa confundiu-os com papagaios. Por isso, dizia todas as manhãs: mostra o pezinho, louro!
Vamos e venhamos: essa idéia de utilizar a nós, seres humanos, em suas histórias foi muito boa. Os contos se tornaram mais atrativos, cheios de colorido. Bem bolado, dona carochinha, bem bolado!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui