Para poder assumir a presidência, FHC e grupinho adjacente arruinaram com a económia brasileira com o golpe do real. Primeiro porque mudou a moeda e depois porque manteve a pariedade com o dólar pelos longos quatro anos até dar dinheiro para os congressistas alterarem a lei para que pudesse se releger com a inflação controlada.
Vamos analisar cada uma delas:
Mudar a moeda foi realmente um golpe para se eleger. Qualquer pessoa com um pouco mais de visão perceberia que trocar a cor, a figura e o nome da moeda brasileira ao invés de manter a anterior com seu valor de compra estável freiaria a inflação do mesmo jeito. A diferença foi que na mudança - além de se gastar obviamente dinheiro na troca da moeda - os preços dos produtos pularam de preço, duplicaram, até triplicaram, porque, devido a ignorància do povo brasileiro, não se fazia idéia do poder aquisitivo anterior em dólares. Primeira facada na economia brasileira. Mas uma moeda bonitinha, toda nova e "responsável" pelo "fim" da inflação realmente causa um impacto positivo no povo.
Manter a pariedade com o dólar foi o fim da picada, o dinheiro que o FMI emprestava para o Brasil, em grande parte, foi para isso. Não se investiu na população com esse dinheiro, ele foi usado para fins eleitoreiros mesmo. Como a "estabilidade" económica não ajudou o Brasil a crescer, a inflação está pronta para dar as caras novamente. O verdadeiro valor do real vai aparecer. Preparem-se para os anos mais negros da economia brasileira.