Quando penso nas pessoas com medo de serem ofuscadas pelos seus assessores e auxiliares diretos, imediatamente excluo o senhor prefeito Renato Amary. Acompanhei apenas de longe seu mandato como prefeito e parece-me que tem como lema, escolher bem seus secretários, auxiliares diretos e porque não amigos. Estive pessoalmente com ele apenas uma vez, com vistas a convida-lo para comparecer ao baile de décimo aniversário do Clube da Amizade de Sorocaba, clube de danças de salão. Se der tempo conto mais abaixo como foi e como fiquei impressionado de sua objetividade durante estes curtos minutos em que estive com ele.
Quando foi anunciado seu primeiro secretariado, chamou-me a atenção o nome do Luiz de Mello Awasu. Pensei: será que irá dar certo este elegante e ajeitadinho personagem, que não sabia de onde vinho nem suas habilidades reais e como iria desenvolver um trabalho de secretário de governo, cargo dos mais importantes em qualquer administração pública.
Pensei: se este senhor é bom como diz seu currículo, não irá ofuscar o prefeito? Nada disso! Quem ganha ao escolher um auxiliar de mais competência que o chefe, é justamente o chefe, que já demonstrou competência ao fazer a escolha.
Penso que o prefeito Amary acredita no ditado que diz, que toda decisão é uma solução intermediária e prática; decidir no ato todo e qualquer problema sem preocupações de aparecer. Deixa que apareçam seus secretários e subordinados diretos. Aqueles que gostam de ler o noticiário político da cidade concordam comigo, que o prefeito não tira proveito de aparecer para responder acusações ou tirar vantagem de situações que iriam favorece-lo, ganhando então os chamado dividendos políticos. Quando foi reeleito no primeiro turno, compareceu a um programa na TV Aliança Paulista e então falou porque se candidatou novamente, e detalhou o que pensava fazer no segundo mandato.
Retomo para narrar minha curta e única vez que estive com ele pessoalmente. Eu precisava de umas fotos dele para um jornal de Ribeirão Preto que trabalhei algum tempo. Foi simples como imagino devem ser a administração da PMS. Falei com a secretária dele, que disse venha para cá e vamos ver se você consegue os 2 minutos que precisa. Fui até o Paço Municipal e dirigi-me ao sexto andar, onde fui ter com a tal secretária. Enquanto eu aguardava, resolvi caminhar um pouco pelos corredores e acabei encontrando um dos secretários, o Carlos Alberto Maria, pessoa que conhecia a bastante tempo.
Imediata e gentilmente levou-me para conhecer sua equipe e ofereceu-se para me ajudar. Relatei o que eu precisava e ele me disse que não poderia me auxiliar. Regressei para a ante-sala do prefeito, onde encontrei a ainda não vereadora, Cintia de Almeida que também esperava para despachar com o prefeito. Ela disse: " Douglas estou na sua frente e preciso falar com o prefeito imediatamente". Disse a ela, eu também e o rolo de filmes com a fotos tem que ir para Ribeirão Preto daqui a uma hora. Disse a ela são apenas fotos não irão tomar mais que 2 minutos. Neste exato minuto o senhor Amary abriu a porta e nos viu conversando e perguntou para mim, quem é o senhor? Respondi o fotografo do jornal de Ribeirão Preto. Vim para tirar duas fotos suas. Pediu um minuto para a Cintia e disse olhando para mim: entre por favor.
Entrei e disse antes de tirar as fotos, posso conversar um minuto com o senhor? Ele disse vai falando. Aproveitei então para convida-lo para o baile de décimo aniversário do CAS. Ele disse não sei se vai dar. Argumentei da importància de sua presença para nós do clube. Ele disse não sei se vai dar. Insisti dizendo, sei que o senhor gosta de dançar e costuma ir aos bailes acompanhado de outro casal (mencionei o casal). Por que os senhores não comparecem, teríamos um imenso prazer. Ai ele cortou a conversa e disse vamos então as fotos, motivo de sua vinda até aqui. Peguei então a máquina e pedi para tirar uma foto dele sentado na cadeira de prefeito e outra ele escolheu o local. Pedi também para tirar uma foto minha com ele, apenas para recordação. Concordou e pediu a secretária para bater a foto. Ficamos de pé lado a lado, ele gentilmente colocou sua mão no meu ombro, a foto foi tirada e sai logo em seguida do gabinete.
Voltando da PMS para casa vim pensando, nossa como foi fácil e agradável esta tarefa. Pensei também: este homem não tem medo de ser ofuscado. Faz tudo o que acredita importante para o cargo que exerce e imediatamente passa para outro assunto.
Nomes citados no relato acima:
Renato Amary (que foi reeleito em primeiro turno. )
Luiz de Melllo Awazu
Carlos Alberto Maria
Cíntia de Almeida.
Douglas Lara,
é editor do jornal eletrónico Acontece em Sorocaba
(não é eleitor na cidade de Sorocaba}
=======
2003, ano de amor e esperança
www.sorocaba.com.br/acontece