Lula: PT está preparado para fazer o que a elite não fez
20:07 23/07
Agência JB
BRASÍLIA - o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, em improviso após o discurso durante o lançamento do programa de governo, disse que está disputando pela quarta vez a Presidência da República e, apesar do carinho e da confiança conquistada em relação aos eleitorado, ele continua sendo vítima do velho e surrado argumento da falta de experiência.
"Quero dizer que, pelo que conheço da administração pública, com raríssimas e honrosas exceções nas quais o partido está inserido, foi muito bom não ter passado por essa máquina pública corrompida como a brasileira".
Lula também afirmou que depois do partido governar cinco estados, sete capitais e mais de 50 milhões de habitantes está mais do que preparado para fazer o que a elite brasileira não conseguiu fazer ao longo desses anos.
"Estou convicto de que o Brasil precisa passar pela experiência do PT".
Lula disse que daqui a 30 anos, quando um jovem for estudar a história brasileira provavelmente "ficará assustado" com o que aconteceu na década de 90 onde, no Rio de Janeiro, apenas 8% dos crimes são desvendados pela polícia e a dívida interna pulou de R$ 67 bilhões para R$ 709 bilhões.
"E não vemos obra alguma, estrada alguma, hidrelétrica alguma, obra alguma na área de educação. Apesar disso, temos uma dívida que não sabemos a razão dela existir".
O próprio Lula deu a resposta: "é a nossa subserviência, é acreditar que era possível crescer sem produzir, apenas tomando emprestado o dinheiro lá fora".
De acordo com ele, a sociedade brasileira está sendo conduzida a a trabalhar de dia para pagar juros à noite".