SRS. PROFESORES, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS
Em 12 de Julho de 1900 surge um vulcão de sabedoria na Cidade de Caetité no Estado da Bahia. Um indivíduo inerentemente marcado e demarcado por um alvo único: a educação.
Obteve, como não poderia deixar de ser, as notas mais distintas nos cursos primário e secundário. Logo após, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1922. Daí em diante, fez inúmeros cursos nos Estados Unidos, sempre direcionados à Educação.
Agora, as lavas do conhecimento educacional passaram a se derramar inicialmente sobre os baianos, expandindo-se, "a posteriori", por todo o Brasil e o Mundo.
Existe uma lista interminável de obras de sua autoria, como exemplos, cita-se: "Vida e Educação" e "Educação Progressiva", além de ter ocupado postos de alta relevância, destacando-se o de Secretário de Educação no Governo de Otávio Mangabeira, donde fez um trabalho profícuo e renovador e ter sido Conselheiro de Educação Superior da UNESCO.
Veio a falecer em 11 de Março de 1971, deixando um imenso "buraco negro" no meio educacional.
O nome deste emérito estudioso, pedagogo, filósofo e educador é Anísio Teixedira.
E, agora, respeitando-se essa figura tão cintilante em que os seus ensinamentos são repassados até hoje, honrando-nos com o seu nome ungido e emoldurado nesta Instituição, devemos, todos nós, ter como escopo único a educação e, conseqüentemente, o aluno, em última instância, tão bem valorizado por este mestre e célebre educador, sempre o tornando como paradígma e motivação na condução da nossa administração.
Iremos trabalhar com amor, galhardia, fé, esperança e, principalmente, união, ingredientes necessários na consecução dos nossos objetivos.
Que Deus nos ilumine, a partir deste momento.
E muito obrigado pela atenção.