Usina de Letras
Usina de Letras
221 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->A segunda alegria -- 19/05/2000 - 08:59 (Fernando de Vasconcelos Montenegro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lavoisier, em fins do século XVIII, enunciava o seguinte: " na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Há mais ou menos 15 anos, saía de Boa-Vista, município de Tanque d Arca/Al/Br., um menino pançudo, de calças curtas, diga-se de passagem, chorando. É que o tinham colocado para continuar seus estudos na cidade grande.Esse menino, como todo sonhador, tinha um sonho...Não sei se desses de quem está acordado, ou se de quando dormia.
Este moço, hoje aqui está de volta. Menos pançudo, é bem verdade, talvez um pouco mais ousado e cabeçudo, é uma realidade.
Voltou, enfrentou a cidade grande, não se criou, não se perdeu, transformou-se. Realizou um sonho, a graduação em Agronomia.
- Em verdade, Fernando, não te envaideças por haver realizado um sonho, como acabas de dizer, mas, de uma coisa toma consciência: "não te deram um peixe, te ensinaram a pescar".
- Ou Fernando, tu te lembras de um "cara", que dedicou toda a sua existência à agricultura, um modesto agricultor, acima de tudo, um homem bom ? Uma pessoa que soube cultivar honestidade, humanidade, humildade, amizade, mandioca, algodão, feijão e milho ?
- Mas, é claro, eu sou o seu sexto filho!
- Ou Fernando, se conseguirdes, em tua vida, seguir os passos desse homem, que o chamavam carinhosamente "Seu Pantinha", serás uma pessoa realizada, acima de todos os preconceitos dessa sociedade decrepta, acima de tudo, serás gente.
- Correto, oxente. Como bom matuto, prometo seguir o exemplo.
- Ou Fernando, tu te lembras também de um montão de pessoas que te ajudaram, pessoas essas que tornaram a trajetória realizável, pessoas muito especiais e, dentre elas , cinco especiais à potência infinitesimal ?

- Mas é claro
É evidente
Elas estão
Entre esta gente, e são:

Dona Izabel Doralice
Minha mãe, essa meiguice
Tia Iaiá, essa beleza

A mana Nívea
Muito legal
Agora madre Provincial

A prima Nadir
A madrinha Nair
Que estão próximas
Estão aqui (no coração).

Existe um ditado latim, que diz o seguinte: Feci quod potui, faciant meliora potentes ( fiz o que pude, façam melhor os que poderem).
Ao "GRANDE ARQUITETO DA NATUREZA", o meu muito obrigado.
Obrigado a todos vocês. Muito obriado.
Fazenda Boa-Vista, Tanque d Arca/Al 07/02/81.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui