Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63460 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22586)
Discursos (3250)
Ensaios - (10765)
Erótico (13601)
Frases (51964)
Humor (20212)
Infantil (5642)
Infanto Juvenil (4998)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141391)
Redação (3379)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6387)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->DESTINO e Suícídio -- 12/05/2003 - 22:23 (Ricardo Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DESTINO e Suicídio


DESTINO e Suicídio provocam, muitas vezes, um grande dilema em quem se aventura discorrer sobre o desfecho que alguém dá à Vida. Teorias religiosas criam ‘tabus’ sobre o tema e, julgando o suicida um fracassado, estigmatizam-no e não poucas vezes, espalham culpa sobre seus familiares e pessoas de seu afeto e proximidade.

Nada mais difícil do que fazer juízo, principalmente, quando a pessoa que julgamos, não está presente e nem pediu este juízo. Desta forma, não há como ser JUSTO. Mas não é só a Justiça que move a sociedade. Outros valores como Vida, Amor, Conhecimento, entre outros mais, nos movem a tomar posição sobre o Suicídio. Quase sempre algo trágico e, muitas vezes, anunciado por grande sofrimento do suicida e desarmonia ao seu redor.

Não acredito no DESTINO como algo inexorável e não resolvido no Presente. Cada decisão que tomamos, fora da marca cronológica do Tempo, define o nosso caminho (destino tomado como escolha de cada momento). Não há como determiná-lo. O Suicídio dentro deste contexto é uma escolha tomada, quase sempre, por se perder a conexão real/imaginária com a sociedade. A Vida assim, às vezes, por doença ou inabilidade, perde sua razão de Ser. Sem culpa aos que rodeiam e sem possibilidade de julgar aquele que tomou para si, tal escolha.


Estamos abrindo espaço para discutir o assunto em TrincaS



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui