1 – Não abusarás da inexperiência, da ignorância ou da imaturidade de teus alunos para incutir em suas cabeças tuas próprias convicções políticas e ideológicas.
2 – Não farás propaganda político-partidária em sala de aula.
3 – Ao abordar temas controvertidos, apresentarás a teus alunos, de forma justa, as diversas versões, opiniões e perspectivas em conflito.
4 – Não omitirás de teus alunos fatos ou informações desfavoráveis à corrente político-ideológica de tua preferência.
5 – Não promoverás falsos debates, discussões preordenadas a corroborar a “verdade” ou a “superioridade” de tua visão de mundo.
6 – Não criarás em sala de aula uma atmosfera de intimidação capaz de desencorajar a manifestação de pontos de vista discordantes dos teus, nem permitirás que tal atmosfera seja criada pela ação de alunos sectários.
7 – Não favorecerás nem prejudicarás teus alunos em razão de suas convicções políticas, ideológicas e religiosas, ou da falta delas.
8 – Não incitarás teus alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas.
9 – Não utilizarás o magistério para propagar idéias e juízos de valor incompatíveis com os sentimentos morais e religiosos de teus alunos.
10 – Ensinarás a teus alunos que antes de transformar o mundo é preciso conhecê-lo.