Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63262 )
Cartas ( 21350)
Contos (13302)
Cordel (10360)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10693)
Erótico (13594)
Frases (51781)
Humor (20180)
Infantil (5606)
Infanto Juvenil (4954)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141322)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6358)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Movimento Nação Mestiça -- 04/01/2009 - 19:23 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Movimento Nação Mestiça

Sou mestiço porque sou fruto da miscigenação brasileira

André Novaes – Músico – Rio de Janeiro

"O apreço exagerado pela inteligência, elevada ao primeiro grau na hierarquia dos valores, é característico dos povos ou das classes em luta contra as resistências de um meio social já consolidado. Não ocorre no seio das aristocracias; não ocorre na grande burguesia, nas gerações posteriores à sua estabilização; e é curioso observar que não ocorre no proletariado, cuja ascensão depende de outros recursos de luta. Ocorre, porém, nas burguesias nascentes, onde a inteligência é o meio por excelência de vencer, o valor a que se rendem eventualmente todos os outros e que não consolida privilégios". (Rui Barbosa)

Sou um dos muitos brasileiros miscigenados descendentes de outros seres humanos igualmente miscigenados, que compõem a maioria de uma etnia única que se formou como identidade do povo brasileiro.

Sou moreno de olhos castanhos claros e cabelo ondulado, mas existem morenos com olhos azuis, negros com verdes, mulatos com cor-de-mel, ou o inverso ou a mistura disso tudo. Há negros com cabelos lisos, brancos com encaracolados, crespos ou ondulados, mestiços de pele clara com cabelo "ruim", albinos negros e albinos brancos, morenos escuros com cabelo ‘bom’ ou o inverso e a mistura disso tudo. Cidadãos brasileiros, assim como eu, fruto da miscigenação brasileira.

Leia texto completo em http://www.nacaomestica.org/novaes_081128_sou_mestico_porque.htm

Leia Senado debate cotas raciais nas universidades em http://www.nacaomestica.org/hemero_081218_jn_senado_debate_cotas_video.htm


Obs.: O Movimento Nação Mestiça é contra o sistema de cotas (F.M.).



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui