REPASSANDO COM UM TESTEMUNHO
QUANDO EU ERA CRIANÇA, CONHECI UM EX-PRACINHA. FAXINEIRO NO GRUPO ESCOLAR MILTON DE TOLOSA EM CAMPINAS, ONDE MINHA MÂE LECIONAVA.
MINHA JÁ O TINHA MENCIONADO. DIZIA QUE ERA HÉROI DA FEB, QUE TINHA SE FERIDO NA ITALIA.
QUIS CONHECE-LO.
NA MINHA IMAGINAÇÃO DE CRIANÇA IRIA VER UM SOLDADO QUE LUTOU NUMA GUERRA E FOI DECEPCIONANTE, ACHEI AQUELE HOMEM POBRE DEMAIS PARA TER SIDO UM HEROI DA FEB. NÃO ENTENDIA POR QUE UM HOMEM QUE FOI A GUERRA LUTAR, VOLTAVA E ERA O ZELADOR DE UM GRUPO ESCOLAR.
MINHA MÃE DIZIA QUE ELE SOFRIA DE NEUROSE DE GUERRA.
PASSADOS ALGUNS ANOS, CONHECI OUTROS PRACINHAS DE CAMPINAS, QUE TINHAM IDO A ITÁLIA.
NOS MEUS TEMPOS DE ALUNO DA ESCOLA PREPARATORIA HAVIA HOMENAGENS A ELES. NÓS OS REVERENCIAVAMOS. NOSSO COMANDANTE TINHA IDO A ITÁLIA. HAVIA NO CORPO DE OFICIAIS ALGUNS QUE TINHAM COMBATIDO COMO O MAJ WALTER E O TENENTE BERALDO.
UMA VEZ, JÁ TENENTE, FUI COMPETIR EM CACAPAVA. FIQUEI ALOJADO NO 6° BI, HOJE 6° BIL, QUE POSSUÍA UM BELO MUSEU.
TODO ANO FAZIA UMA REUNIÃO COM OS SEUS EX-PRACINHAS.
COINCIDIU DE PRESENCIAR UMA DESSAS REUNIÕES. FICAVAM ALOJADOS NO QUARTEL E FAZIAM AQUELA FESTA DE REENCONTRO QUE SÓ SOLDADOS SABEM FAZER.
AO ENCONTRAR-ME COM AQUELES HOMENS, OBSERVEI QUE ERAM TODOS DE ORIGEM HUMILDE. ERAM NOSSOS HERÓIS.
GETÚLIO OS DEIXOU A PRÓPRIA SORTE. COM MEDO DE SER DEPOSTO, DESMOBILIZOU-OS AINDA NO ALÉM-MAR. QUANDO CHEGARAM AO BRASIL, JÁ ERAM EX-PRACINHAS.
MUITOS MORRERAM AO LONGO DOS ANOS 50 E 60, SEM QUALQUER BENÉFICIO, MUITOS FICARAM INVÁLIDOS PARA O TRABALHO.
SOMENTE NA DÉCADA DE 70, SALVO MELHOR JUIZO, FOI-LHES INSTITUÍDA UMA PENSÃO DE ALGUM VALOR. LEMBRO-ME DA LUTA DO GENERAL ANDRADA SERPA PELA MESMA. DEVE TER OUTROS GENERAIS, MAS ELE ME VEM A MEMÓRIA, NÃO SEI SE PELA SUA PERSISTENCIA. OUTRO BATALHADOR FOI O GENERAL PITALUGA.
AGORA, POUCOS SÃO VIVOS.
FIZERAM SEUS MUSEUS. ALGUNS QUARTEIS COMO O 6° OS MANTÉM.
SEUS MUSEUS ESTAO MORRENDO COM ELES.
A NAÇÃO OS ESQUECEU.
COMO NÃO TEMOS MEMÓRIA. É MAIS UM FATO QUE SE VAI.
UMA NAÇÃO SEM MEMÓRIA É UMA NAÇÃO SEM FUTURO.
A LAMENTAR
D´AMICO
|