Mensagem da Liga da Defesa Nacional – Dezembro de 2016 (Ano do Centenário da LDN)
A Liga da Defesa Nacional foi fundada em 1916, há cem anos, portanto, por um grupo de acendrados patriotas, liderados pelo poeta-cidadão Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac, simplesmente Olavo Bilac, cujo aniversário natalício transcorre em 16 de dezembro. Eis o motivo desta Cerimônia, que anualmente realizamos no último mês do ano, para a outorga da comenda da Ordem do Mérito Cívico. Esta honorificência é concedida a eminentes personalidades que se distinguiram e vêm se distinguindo na prestação de bons e relevantes serviços à Pátria e/ou no eficaz apoio às nossas atividades.
O presente ano é histórico para a Liga, porquanto é o ano de seu Centenário!
O memorável acontecimento de sua fundação se deu às 17 horas do dia 7 de setembro de 1916, em 'Sessão Solene de Instalação', na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, local escolhido por Bilac, eis que, como afirmou, era o mais apropriado, por ser "a casa dos livros, o templo das ideias, o cérebro do Brasil". Na ocasião, o insigne poeta proferiu uma patriótica e antológica Oração, na qual expôs os motivos da criação da Entidade e os objetivos que ela buscaria colimar, dali para frente, como a difusão de valores cívicos e morais, sem qualquer envolvimento com atividades políticas, credos religiosos ou filosóficos.
Ao longo de uma rica e profícua evolução histórica, durante um século, a Liga da Defesa Nacional engajou-se em inesquecíveis campanhas
em prol da brasilidade. Assim, propôs ao governo, nos idos de 1930, a obrigatoriedade do ensino da língua portuguesa nas colônias de imigrantes e a inclusão nos currículos escolares, de assuntos atinentes ao patriotismo, como a mandatória necessidade do canto do Hino Nacional e do culto à Bandeira. Nos anos de 1950, participou, ativamente, da cruzada “O Petróleo é Nosso” e, no começo do presente século, se posicionou, peremptoriamente, contra o lesivo “Acordo de Alcântara”, por atentatório à Soberania Nacional. Na atualidade, três magnas preocupações a afligem:
1°) a Educação, tão desconsiderada em todos os níveis de ensino, imprescindível, inclusive, para que os brasileiros tenham uma robusta saúde cívica e saibam bem escolher os seus representantes políticos, sem se idiotizarem e iludirem com o populismo e a demagogia;
2°) a forte cobiça internacional, da parte de nações hegemônicas, sobre as nossas “Amazônia Verde” e “Amazônia Azul”, patrimônios inalienáveis do povo brasileiro, riquíssimas em biodiversidade, petróleo, água doce, minerais estratégicos, etc; e
3°) a atual e caótica conjuntura político-social, que reputamos de extrema gravidade. Sim, pois aí estão, apesar dos esforços governamentais, o baixíssimo crescimento econômico, a inflação, o desemprego, os rebaixamentos do grau de investimento do País, a recessão da economia, a insegurança jurídica, etc., tudo isso aliado a uma corrupção sem freios, que vem, felizmente, sendo repudiada, com determinação e coragem, por toda a nação brasileira. E ainda, e o mais preocupante: a incitação ao divisionismo, pela odienta luta de classes marxista- leninista, bastando que se atente às atuais e graves agitações promovidas por movimentos ditos 'sociais' e que, desafortunadamente, também envolvem jovens estudantes ideologizados, que seguem as diretrizes do maldito-seja Foro de São Paulo.
Lembremo-nos de que as nossas Unidades – territorial e linguística –, a integração nacional e a miscigenação racial são belas heranças lusitanas que deveremos preservar e transmitir, com ufania, a nossos filhos e aos filhos denossos filhos! E não apenas por isso, devemos repelir, com veemência, ideologias materialistas, internacionalistas e ateias, além do fanático e bestial terrorismo religioso, eis que o nosso modo de viver, livre e democrático, baseia-se em benditos princípios consagrados pelo mundo ocidental e cristão...
Senhoras e Senhores! A centenária Liga da Defesa Nacional permanecerá, iterativamente, a pugnar, com desassombro, pela Soberania, Paz Social, Democracia, Integração Nacional, Integridade Territorial, Moralidade e Grandeza do amado Brasil, País-Continente que não merece a canga de um destino mesquinho para o seu tamanho!
Em vigília permanente, estaremos sempre Alertas! “Tudo pelo Brasil!”, continuará sendo o nosso lema!
Obrigado a todos pelas honrosas presenças! Feliz Natal e um Venturoso Ano-Novo!
E que nos sirvam de constante motivação, os inolvidáveis versos do Fundador e Patrono da Liga da Defesa Nacional, também Patrono do Serviço Militar Obrigatório, o ínclito poeta e patriota Olavo Bilac:
“Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste! Criança! Não verás nenhum País como este!”
Muito obrigado!
Conheça a história do terrorismo no Brasil acessando:
Wikipédia do Terrorismo no Brasil http://wikiterrorismobrasil.blogspot.com.br/
MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964
http://felixmaier1950.blogspot.com/2020/09/memorial-31-de-marco-de-1964-textos.html
HISTÓRIA ORAL DO EXÉRCITO – 31 MARÇO 1964
http://felixmaier1950.blogspot.com/2020/09/historia-oral-do-exercito-31-de-marco.html
|