Usina de Letras
Usina de Letras
373 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50579)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->"EXISTIRMOS: a que será que se destina?" -- 19/03/2000 - 13:58 (Cícero Carlos de Oliveira /Aurora-CE/) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Encontramo-nos novamente para dar prosseguimento à grande escalada. Como todo alpinista visa a um ponto de chegada, mister se faz esclarecermos o nosso propósito. Este deverá se confundir com o objetivo de toda humanidade, de cada ser humano. Qual será este objetivo? O que esperamos desta vida? O que deseja o vivente?
O ser humano só almeja uma coisa: SER FELIZ! Para isso ele lança mão de tudo quanto arquiteta seu medíocre e limitado cérebro.

Ele sonha, pensa constrói e... destrói... para ser feliz!
Ele imagina, inventa, corre e... sofre... para ser feliz!
Ele se revolta, esmaga, mata e... morre... para ser feliz!

Diante de tal disparate, nossa esperança de alcançar a felicidade se desvanece. Mas será que não existe um meio preciso de encontrarmos o equilíbrio neste mundo deformado e desarmonioso? Sim, existe.

Para que haja harmonia precisamos da união. Só obteremos a união quando houver sincronia de pensamentos e isto só será possível quando a gente se ligar a uma corrente de energia pura, limpa e perfeita. Esta energia é o AMOR. Mas como se ligar a esta força? Onde ela se encontra?

A Ciência afirma que o homem é uma miniatura do Universo. Os sábios, desde a antiguidade, concluíram que o autoconhecimento é a chave do enigma universal. O Livro Sagrado, em sua maravilhosa sabedoria, nos revela nas palavras de Cristo: “O Reino de Deus está dentro de vós”. A Lógica nos ensina que do NADA não pode vir o NADA; nós existimos, logo, somos ETERNOS.

Esta ânsia de harmonia e perfeição que reclama nossa alma é o sinal que denuncia nossa origem angélica e pura. Somos centelhas da Perfeição que se desintegrou e um dia voltaremos a ela!

Pelo exposto, podemos concluir que dentro de nós se encontra tudo que procuramos. Precisamos desobstruir os canais do coração e deixar fluir naturalmente a energia sublime do Amor. O que mais impede esta realização é o irracional apego excessivo aos valores materiais. Prá que tanto apego, tanta correria, tanta preocupação se isso nunca resolveu nada?

Com tantas abstrações, podemos parecer utópicos, sonhadores. É que somos partidários da sabedoria popular que diz: “Pondes o vosso ideal acima das estrelas. Se chegardes ao meio, já tereis feito muito”.

Insistimos na necessidade premente de uma revolução. Não uma revolução com armas e violência que nunca e jamais levará a nada. Precisamos sim, de uma mutação interior. Exterminando os vícios e exaltando as virtudes.

Baseado nesta filosofia, o Movimento Universitário Aurorense não permanecerá superficial e estéril.

Precisamos e solicitamos a experiência dos idosos e o entusiasmo da juventude. Nós contamos com a participação de todos e agradecemos de antemão, aos que quiserem colaborar com críticas e novas idéias.

Que a 2ª Semana Universitária de Aurora não se constitua apenas da frivolidade dos costumeiros divertimentos que apenas anestesiam os corações vazios do nosso tempo e os desvia de um objetivo mais nobre: a PAZ e a HARMONIA da comunidade.

Aurora (CE), 25 de julho de 1981.

[discurso proferido por ocasião da abertura da 2ª Semana Universitária de Aurora, Ceará]
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui