----- Confesso sem reserva e a mero título de desabafo que em asado tempo, quiçá, pretenderei recordar, que a lide usinal começa deveras a desinteressar-me e sobretudo a saturar-me.
----- Lamento que não exista método e meio regulamentar para permitir uma competição literária lícita, saudável e isenta. No entanto, o que mais lastimo é a sordidez crítica e o ambiente nefasto que desde o primeiro minuto fui encontrando e que também por vezes - ora como réplica, ora à guisa de auto-defesa - ajudei, sem outro remédio eficaz ou recurso sereno, insensatamente a cada vez mais se implantar.
----- Não valem a pena, tomando em conta a constante degenerência que progride, o dinheiro e o tempo que se investem face às agressões e dissabores que sucessiva e permanentemente se colhem. O proveito cultural, também, é quase nulo e o que resta de positivo - algumas amizades - não equivale nem compensa a incomodidade espiritual que se sofre.
----- Dada a minha actual disposição e até um acréscimo de afazeres que doravante se me deparam, de um momento para o outro, que presumo para muito em breve, cessarei definitivamente a minha participação.
----- Já ouço nítido o canto do cisne!
----------------- Torre da Guia ------------------