Usina de Letras
Usina de Letras
84 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->PENSAMENTOS EXTRAÍDOS DE TEXTOS DE MINHA AUTORIA -- 27/11/1999 - 20:20 (Leon Frejda Szklarowsky) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


PENSAMENTOS
( Extraídos de trabalhos de minha autoria)

Leon Frejda Szklarowsky

*E a eternidade do homem, na Terra, traduz-se pelo que ele faz, marcando sua passagem, de forma indelével e notável, quando se trata de seres humanos predestinados aos grandes feitos.


*O TEMPO É APENAS UMA PARTE DA ETERNIDADE QUE NUNCA COMEÇA, NUNCA TERMINA

*A vida é o bem mais precioso do ser humano, mas a vida sem liberdade não tem qualquer significado, nem dignidade. A liberdade, porém, não se confunde com a licenciosidade


*Para os seres humanos do novo milênio, o tempo e o espaço são conceitos inexistentes e totalmente superados na era da cibernética. A fraternidade entre os homens está na razão direta da comunicação.

& 61482;O obscurantismo consegue impedir a caminhada do homem, por algum tempo, mas não para sempre


*ESCREVI O QUE PENSO, MAS NÃO PENSO NO QUE ESCREVI( A PRÓSITO DO TEMA SOBRE A VIDA E A MORTE )


*A lei espelha o comportamento e a consciência social de um povo e de uma época e deve-se comungar com as novas realidades e tendências que despontam, para não se afastar de vez do homem e fenecer solitária

*A realidade visível e a realidade invisível coexistem, em plena harmonia, por isso que relembro as palavras de um grande sábio, que, com sabedoria e sensibilidade, proclamou: “ quando se planta uma semente, nunca se sabe até onde os brotos vão se espalhar”. E, então, arremato, que assim elas jamais perecerão!
*Por que estamos aqui? O que fazemos ? Com certeza, o homem tem uma missão a cumprir. Nada existe por acaso. Do contrário, nada teria sentido. Negar alguma coisa é admitir sua existência, porque absurdo é negar o nada.
*JUSTIÇA
Ao Poder Judiciário, minhas homenagens, porque esteio do Estado de Direito.


Sem ele, a democracia claudica!
Sem ele, a liberdade se extingue!
Sem ele, o direito não passa de flatus vocis

*O verdadeiro direito é aquele que anda de mãos dadas com a justiça social e com a realidade.

*Cada época há de lhe legar os sinais do passado, que marcarão para sempre sua vida e servir-lhe-ão de guia na escuridão das angústias.


*Não julguemos o próximo pelos rumores que correm, antes de nos inteirarmos do assunto.

*Não devem os governos dos homens julgar os idosos, os inativos, os enfermos, que nada mais podem dar, neste momento, senão seu amor, sua experiência e relembrar seus feitos, impondo-lhes sacrifícios insuportáveis, como se fossem eles os causadores da desgraça gerada por quem lhes não deu causa.


*O direito informatizado é o direito do futuro no presente

*A INFORMÁTICA, COMO AS GRANDES DESCOBERTAS E A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E ESPIRITUAL , DESBRAVAM UMA NOVA ERA PARA A HUMANIDADE: O INGRESSO NA IDADE DE OURO ESPIRITUAL E MORAL ! A COMUNHÃO DA HUMANIDADE ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO



*A SÍNDROME DO RACISMO É TÃO NEFASTA QUANTO O PRÓPRIO RACISMO!



*E assim toda a humanidade - pluralidade na unidade e preservação da individualidade - perceberá que é melhor viver de bem com a vida e alegrar-se com as boas coisas e caminhar para sempre com destino ao Eterno, na aliança entre as gerações passadas e futuras.


*Pena que o progresso espiritual e moral não tenha acompanhado o progresso material e científico. Mas, na verdade, acredito que o homem desbaste a pedra bruta e ainda se regozijará com seus irmãos, porque não distingo entre os seres humanos. Somos todos irmãos e iguais, provindos do mesmo pai, porque Deus é um só e um só o homem. Não há deuses. Há Deus. Não há homens. Há homem.




* DEUS

Com o estudo das diversas tradições religiosas, fácil é concluir-se que a essência das coisas é a mesma em todas as religiões e consciências, não importa o tempo, nem o espaço, variando apenas a forma e os caminhos do percurso, convolando o pensamento de que Deus é um, ou a pluralidade na unidade – essa Energia infinita e desconhecida, mas presente em tudo.

Assim entendo Deus.
Assim entendo a visão holística do universo.
Assim entendo o mundo em que vivemos.
Assim entendo o passado, presente e futuro.
Assim entendo a eternidade.
Assim entendo o infinito.




*A verdade é que cada época há de legar ao homem os sinais do passado, que marcarão para sempre sua vida e servir-lhe-ão de guia na escuridão das angústias e na cruzada do porvir. As gerações, sucedendo-se e alimentando-se umas às outras.



& 61482;A VIDA

A vida, uma pequena caminhada, pela Terra.
A vida, um salto rápido, por este mundo.
A vida, o prelúdio da morte, que, certamente, não é o fim.
A vida, o antecedente necessário de um mundo melhor.
A vida, o caminho de comunicação entre o homem e o desconhecido.
A vida, o caminho da purificação, se bem vivida.

O corpo, quando invólucro de uma alma sublime,
O corpo, quando invólucro de uma alma pura,
O corpo, quando invólucro de uma alma limpa,
O corpo, quando invólucro de uma alma iluminada,
O corpo, quando invólucro de uma alma luzidia,
O corpo, quando invólucro de uma alma em estado de graça,

Não perece jamais.
Não desaparece.

Apenas se transforma,
Apenas se movimenta.


*Se todos se pusessem a pensar sobre os momentos que vive e o que tem feito e o que deve fazer, concluiriam que a vida - esta passagem efêmera por este planeta - tem um significado maior que o de mera estada material. Talvez assim os acontecimentos ruins não ocorressem. Tudo enfim é uma grande incógnita.


*Para os seres humanos do novo milênio, o tempo e o espaço são conceitos inexistentes e totalmente superados na era da cibernética. A fraternidade entre os homens está na razão direta da comunicação


*A realidade visível e a realidade invisível coexistem, em perfeita harmonia!



*Não importa que a frivolidade e a inércia desencantem.
Não importa que a angústia se apodere, por segundos, de nossa alma. Não importa que o esforço e o trabalho nada representem para alguns.
Não importa que poucos maus se sobreponham a muitos bons.

Porque o homem bom vive em todos nós.
Porque a alma luzidia não se apaga jamais.
Porque a estrela cintilante jamais se queima.
Porque a chama da esperança jamais se extingue,


*De repente, os olhos se cruzam, as mãos se entrelaçam e os seres humanos, num abraço caloroso, num só pensamento, exprimem um só desejo e uma só aspiração: PAZ E AMOR.

*De repente, não importa a nação, não importa a língua, não importa a cor, não importa a origem, porque todos são humanos e descendentes de um só Pai, os homens lembram-se apenas de um só verbo: amar.

*De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, os homens cantam uma só canção, um só hino, o hino da liberdade.

*De repente, os homens esquecem o passado, lembram-se do futuro venturoso, de como é bom viver.

*De repente, os homens lembram-se da maior dádiva que possuem: a vida.

*O CASAMENTO

Quão doce é o casamento!
Quão doce, a união entre o homem e a mulher!
*O homem não vive só, é um ser gregário, que estende a mão ao outro, fita seus olhos no infinito, à procura de algo que lhe está bem próximo - o outro ser.


*MULHER
colaboradora graciosa do homem, a fonte primeira de sua inspiração e o traço de união entre os seres humanos,

a suprema deusa,
a suprema princesa,
a acalentar o homem altaneiro,
com sua ternura,
com seu amor,
com sua doçura,
com seu calor!

*A natureza é sábia. Dotou o homem da capacidade incomensurável de superar as situações infinitamente adversas.
*O verdadeiro amor, que une o homem e a mulher, para todo o sempre, nem o vendaval da tristeza ou da adversidade consegue quebrar. Quando o amor é puro, o calor e a luz destes dois seres jamais se apagarão.

* DEUS EXISTE
Porque estou presente!
Por que tu estás também,
Por que Ele é onisciente!


*Nao pense que aquele que um dia se tornaria seu rei e seu escravo se esqueceria de que voce um dia foi formosa e bela, mas continua tao formosa e bela, que nem o tempo apaga, nem a distância separa.

*Nao pense que o céu distante nao ve, com suas luzes cintilantes, que voce caminha, faceira, e lhe faz inveja.

*O Estado, cumprindo a ordem constitucional, deverá oferecer proteção não só às manifestações das culturas populares indígenas e afro-brasileiras, como também às de outros grupos que contribuem para o processo da nacionalidade.


*As pesquisas, as experiências e o trabalho científico, que visam aprimorar as condições de vida do homem na Terra, devem ser estimuladas e não barradas, porque o obscurantismo consegue impedir a caminhada do homem, por algum tempo, mas não para sempre.


*A coexistência entre os seres humanos é fundamental, para sua sobrevivência digna e reta. As Escrituras também o dizem, quando está escrito: 'Ele ama a retidão e a justiça; a Terra está cheia de benignidade do Eterno... O Eterno olha lá do céu, vê todos os filhos dos homens. Lá do lugar da Sua habitação, dirige Seu olhar para todos os habitantes da Terra. É Ele quem forma o coração de todos eles, quem considera todas as suas obras' (Salmo 33 ).

*Se todos se pusessem a pensar nos momentos que vive e o que tem feito e o que deve fazer, concluiriam que a vida - esta passagem efêmera por este planeta - tem um significado maior que o de mera estada material. Talvez assim os acontecimentos ruins não ocorressem. Tudo enfim é uma grande incógnita.


*É indiscutível que a geração de empregos, esta sim, revitalizará o processo econômico e, sem dúvida, diminuirá o exército de famintos e miseráveis, que apenas buscam o trabalho, para sua sobrevivência.


* O desemprego que hoje atormenta milhões de pessoas, sem qualquer perspectiva, poderá desaparecer, se o homem realmente tomar consciência de que é melhor viver para o bem, aproveitando todo o seu tempo, para as boas coisas, e enterrando o egocentrismo e o egoísmo para sempre.



*O bem mais precioso do universo é a vida. E o homem, sem dúvida. Mas o bem mais precioso do homem é o amor e a amizade, a relação ser humano - ser humano, seu maior capital.



*O direito é criado, para o homem e não este para ele, como de resto todas as coisas. Tudo existe para e em função do homem. Imagine-se o universo sem o ser humano ou um seu semelhante! Que seria? Que vão não haveria? Seria como um corpo sem alma. Uma vida sem a substância. Um perfume sem a essência! Um frasco sem o líquido.



*A paz dos túmulos é o final dos tempos, porque onde não há liberdade não há vida consciente. A tirania fecha o ciclo da vida.


*É inconcebível que, neste fim de século e alvorada de novo milênio da era vulgar, com descobertas científicas inimagináveis, ainda haja guerras religiosas, raciais e de opiniões e os homens de todos os credos, cor, origem e formação não se dêem as mãos e entrelacem suas almas e pensamentos, numa só vontade: paz e felicidade para toda a família humana, reconhecendo a sentença bíblica e a de todas as religiões de que Deus é eterno e será reconhecido Rei de todo o Universo e Um só será seu Nome e reinará para sempre


*Quando a vida humana, bem mais precioso entre todos os demais, nada mais vale, é sinal de que o homem deve
parar e fazer profunda reflexão, porque chegou ao fundo do abismo e há que se repensar o sentido de todas as coisas!


*Não se fale de direitos humanos apenas de criminosos, porque, modernamente, há que se lembrar da nova ciência - a vitimologia, em favor da vítima e de sua família. Pugnar pelos direitos humanos desses malfeitores, olvidando-se as vítimas, significa apostar, cada vez mais, no massacre de pessoas indefesas, que não mais têm em quem confiar.


*Os estadistas e os economistas modernos apenas se preocupam com o saneamento econômico, como se este fosse a grande novidade e a panacéia do século, capaz de dirimir todos os insucessos da sociedade, em grande parte devidos à desenfreada corrupção e à insensibilidade dos que detêm o poder.

*O ser humano é o centro de tudo. Nada importa a não ser o seu bem estar.


*Alegria e felicidade, onde estais, que tanto vos procuro?






















ATUALIZADO EM 27 NOVEMBRO 1999
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui