Usina de Letras
Usina de Letras
79 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62650 )
Cartas ( 21339)
Contos (13284)
Cordel (10460)
Crônicas (22555)
Discursos (3245)
Ensaios - (10512)
Erótico (13584)
Frases (51006)
Humor (20097)
Infantil (5526)
Infanto Juvenil (4847)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (141018)
Redação (3335)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1963)
Textos Religiosos/Sermões (6278)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O bumbá da vaca louca -- 16/06/2000 - 14:15 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Brasília, 16 de junho de 2000.

Ronaldo Junqueira definiu bem o maniqueísmo candango (Jornal da Comunidade, 15/06/00), ao parodiar a festa de Parintins, onde só há lugar para o boi garantido e o boi caprichoso: o vermelho petista abraçado pelo Correio Braziliense e o azul rorizista vestido pelo Jornal de Brasília. Felizmente, o Comunidade e o DF Notícias ainda não escolheram a fantasia para desfilar no padoque.

No picadeiro nacional, apesar das fantasias serem também azul e vermelho, na verdade a disputa é cada vez mais boi vermelho versus boi vermelho. Basta citar as últimas eleições presidenciais, quando o marxista da USP, fantasiado de boi azul, enfrentou o sindicalista do ABC paulista, então vestido de boi vermelho, seja nas eleições de 94, seja nas de 98. O boi azul, aquele taxado de conservador, reacionário, fascista, já há muito foi sacrificado na arena da politiquice nacional, onde sobrevivem a esquerda e a direita da esquerda, como disse Olavo de Carvalho. Na verdade, só restou o boi vermelho, como se vê agora em São Paulo (Marta ou Erundina) e como se verá nas próximas eleições presidenciais (Lula ou Ciro). Em Porto Alegre, já há algum tempo existe a troca do boi vermelho pelo boi vermelho, saindo o boi que arranca as tripas e entrando o boi que as tripas arranca.

Na micarê local, o boi azul ainda teima em dar chifradas no boi vermelho, em uma terceira arena ('3º turno') que nunca acaba [veja as colunas 'desabafo' de 'PT' Catalão, no Correio Braziliense (*)]. Porém, se nos lembrarmos da última disputa, veremos que as fantasias estão trocadas. Enquanto o 'burguês' Roriz era acompanhado por fubicas caindo aos pedaços, o pretendente à reeleição do 'governo popular e democrático' era acompanhado em carreatas por carrões nacionais e importados, todo o Plano Piloto e o Lago eram um vermelho só, 'honestamente' boi garantido. O cerrado, efetivamente, criou o bumbá da vaca louca.

(*) Correio Braziliense: Diário Oficial do PT.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui