Sei que nesse mundo tem muitos problemas sérios.Hoje quero enfocar esse: o tratamento da mulher sózinha.Não é fácil ocupar esse cargo.A sociedade é cruel com as mulheres adultas, que já deviam ter um homem ao seu lado, dando status e proteção quem sabe, mas que não o tem. Ou porque são solteiras ( solteironas ainda se ouve), divorciadas ou viuvas.
Uma noite dessas fui a um jantar beneficiente com uma amiga também divorciada. Só que não sabíamos que a grande maioria ali eram casais.Foi um tormento ser atendida pelo garçon.Ele passava prá lá e prá cá e só depois de muitos chamados é que resolveu nos atender.Demorou bastante para trazer a água e a guaraná. Quem sabe é assim porque os homens bebem mais vinhos, cervejas, e assim gastam mais, a conta aumenta e a gorjeta é maior ? Não sei.Mas dá uma raiva garçon se fazendo de surdo !
Olhamos uma mesa próxima. Haviam 3 mulheres na faixa dos seus 50 anos.Coitadas estavam também chamando e chamando os garçons, que estavam surdos e servindo atenciosamente os homens.
O tratamento da mulher solteira também é muitas vezes humilhante. Tenho uma prima, que tem 38 anos. Ela é alegre,comunicativa, tem um ótimo emprego, faz a segunda faculdade, mas não casou ainda. Ela não faz aquele tipo sensual, pernas de fora, caras e bocas,degotes.Tem o ideal de casar com alguém por amor e afinidade.E já assisti na própria família piadinhas e esquisitos deboches pra cima dela, que não se ofende, ri e dá de ombros.Sangue frio a moça.
Tenho outra amiga separada que nunca mais foi convidada por suas amigas 'bem casadas'para festas e aniversários na casa delas.Certo dia ela quis saber o motivo e perguntou. Qual a resposta ?'Bem, já que agora ela não tinha mais marido, não dá para ser convidada pois é um perigo, uma tentação personificada , já que é bonita e inteligente.'
Puxa, quando é que as pessoas vão ser mais justas? A dignidade de alguém se existe ,tem que ser respeitada.Tem tanta mulher casada por aí que não tem dignidade...
Voltando a noite do jantar, o garçon depois de tudo, não vinha recolher os pratos. Eles ficaram ali, sujos, na nossa frente.Na hora da conta, ele, cínico, veio todo sorridente, trazendo a cadernetinha de couro. Qual a surpresa que levou ? Não ganhou gorjeta alguma, os 10 % ele não merecia.Só desse jeito talvez aprenda .
Veja mais em meu blog
http://entretelaseletras.blogspot.com