Um grupo de cientistas colocou seis leões numa jaula, em cujo centro puseram uma rampa e, no alto dela, um suculento naco de carne.
Quando um leão subia a rampa para comer,os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um leão ia subir a rampa, os outros agrediam-no violentamente. Passado mais algum tempo, nenhum leão subia mais a rampa, apesar de sua natureza exigir a carne e o impulsionasse a pegá-la.
Então, os cientistas substituíram um dos cinco leões.
A primeira coisa que ele fez foi subir a rampa, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o morderam e feriram.
Depois de algumas tentativas e outras tantas agressões por parte do 'amigos', o novo integrante do grupo não mais subia a rampa.
Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, das agressões ao novato.
Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto, um quinto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.
Os cientistas ficaram, então, com um grupo de seis leões que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar à carne.
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse se subir a rampa, certamente diriam: 'Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui...'
Assim permanece a questão: Temos 'X' anos de experiência, ou um ano apenas, repetidos 'X' vezes?