Usina de Letras
Usina de Letras
103 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63299 )
Cartas ( 21350)
Contos (13303)
Cordel (10362)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10703)
Erótico (13595)
Frases (51824)
Humor (20190)
Infantil (5622)
Infanto Juvenil (4961)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141334)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1967)
Textos Religiosos/Sermões (6365)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Além dos Fios -- 27/08/2002 - 00:23 (Valéria Tarelho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Coitado do meu gato! Dia desses quase morreu eletrocutado na cerca elétrica da vizinha.
É um gato pacato, que só quer da vida passear pela madrugada e dormir o resto do dia em uma cama macia. Gato de cidade grande que não pode andar despreocupado pelos telhados.
É uma vítima inocente dos perigos que nos rondam e geram essa neurose em cadeia; um mundo de grades, cercas, alarmes, mil trancas, lanças, onde sonha-se jardins sem muros, portas abertas, crianças preocupadas em apenas ser
crianças.Ironicamente, somos nós os encarcerados; nós, enclausurados, cercados de armadilhas que nos transmitem sensação de segurança. Minha vizinha e outros nos arredores que estiveram sob a mira de uma arma, se armaram desses artifícios. Em nossa casa, optamos pelo alarme, muros altos, serviço de vigilância, seguro residencial, do auto e de vida. Para a felicidade dos gatos da vizinhança - e do meu, que já está escaldado - procuramos viver sem grades ou cercas. Vejo a vida da sacada sem me sentir acuada, livre como os pássaros que cantam despertando a cidade e nos atentam para a importância da liberdade.
Um amigo meu, Dirceu Walter Ramos, já escreveu em 'Futuro':
'Queremos o mesmo futuro
que a imaginação previu
jardins no lugar dos muros
pipas além dos fios.'

Assino embaixo e complemento, no 'Futuro' que invento para nós:
'Queremos viver ao ar livre
caminhar nas madrugadas (mãos dadas)
e não janelas gradeadas...
Não cometemos crime algum
que a liberdade nos prive!'.

Por sorte, foi só um susto o choque do gato; chamuscou o bigode, tomou um tranco e tanto e aprendeu uma lição: que em terra de ladrão, gato desavisado sofre no couro o que é destinado ao gatuno.
Acho que o ditado é correto, gato tem mesmo sete vidas, senão, andando por aí à esmo, já teria virado torresmo.
============================================

Valéria Tarelho
http://www.poesiailustrada.hpg.com.br
http://almadepoeta.weblogger.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui